Wellington Andrade comemora 3 anos de Papo Reto com talento, resistência e axé!
- Paulo de Oxalá
- 26 de mar.
- 2 min de leitura

Fotos: Wellington Andrade, equipe e seguidores - divulgação
Programa que fortalece talentos das periferias e comunidades!
Criado em 2021 pela jornalista Eli Benício, e veiculado pela Rádio Roquette Pinto 94,1 FM o programa Papo Reto nasceu com o firme propósito de promover e exaltar a potência cultural das comunidades do Rio de Janeiro.
O Programa tornou-se referência na valorização da arte e das iniciativas sociais das favelas e periferias cariocas.
Com uma trajetória premiada – incluindo o Prêmio Sebrae de Jornalismo (2022) e o reconhecimento do Bando Cultural Favelados (2024) – o Papo Reto é uma plataforma de visibilidade para artistas independentes, especialmente da Baixada Fluminense e do subúrbio do Rio.
À frente da atração está o comunicador Wellington Andrade, cria da Zona Oeste, que comanda entrevistas, bate-papos, músicas e conteúdos diversos de segunda a sexta, das 7h às 8h da manhã. Com uma abordagem leve, e cheia de axé (energias positivas), o Papo Reto se destaca ao apresentar histórias que contrastam com os estereótipos frequentemente associados às favelas.
"Nosso compromisso é mostrar a grandiosidade cultural e social desses territórios, evidenciando histórias e talentos que muitas vezes não têm espaço na grande mídia. A comunicação pública tem um papel essencial na construção dessa ponte com a sociedade", destaca Wellington, que já trabalhou em veículos como Rádio Tupi, Rede Vida de Televisão e o portal Notícia Preta.
Além de abrir espaço para novos artistas – como Jimmy Trompete, Adriana Real e Alice K –, o programa também conta com quadros fixos que abordam temas como cultura, gastronomia e inclusão social. Confira alguns destaques da programação semanal:
Segunda-feira: Momento Astral da Semana, com Pai Paulo de Oxalá, trazendo previsões e mensagens positivas.
Terça-feira: Samba de Raiz, com Miro Ribeiro, exaltando grandes nomes do samba; Sabores & Fazeres, com Rosa Perdigão, discutindo gastronomia afro-brasileira; e Momento Popular, com Braga Júnior, enaltecendo a cultura nordestina.
Quarta-feira: Cidade Multicêntrica, com professor Adair Rocha, debatendo a relação entre favela e cidade.
Quinta-feira: Boletim Instituto Pretos Novos, com Alexandre Nadai, trazendo pesquisas sobre a memória negra; e Espaço Rádio Revolução Web, com Bruce Maciel, abordando temas diversos.
Sexta-feira: Baixada Nunca se Rende, promovendo talentos musicais da Baixada Fluminense.
A interação com o público também se tornou um diferencial do programa. "Recebemos mensagens diárias de ouvintes que se sentem representados e engajados com o conteúdo. Essa troca fortalece ainda mais o nosso propósito", ressalta Wellington Andrade.
Celebrando três anos de existência, o Papo Reto se consolida como um veículo essencial de resistência, cultura e representatividade para o Rio de Janeiro.
Ẹni tí kò ṣe iṣẹ ìránṣé kò tọ́ sí ìgbé ìyè! (Quem não vive para servir, não serve para viver!)
Axé para todos!
Comments