Tião Casemiro, a voz dos Terreiros comanda o Batuque de Bambas
- Paulo de Oxalá
- há 13 minutos
- 2 min de leitura

Foto: Tião Casemiro - internet
Um encontro vibrante de Curimbeiros e Batuqueiros
Carioca do Lins de Vasconcelos, Tião Casemiro é reconhecido como o Bamba dos pontos e cantigas de Terreiro e um dos nomes mais respeitados da música sagrada da Umbanda. Conhecido como a voz de ouro dos festivais, ele se une a outros bambas como Beatriz Nascimento, Manuelzinho do Axé Mirim e Igor Benati no Encontro de Bambas, que acontece neste sábado, 13 de setembro, a partir das 19h30, na Rua Feliciano de Aguiar, 391, em Maria da Graça, no Bar Batuque de Bamba.
Sua trajetória começou cedo. Aos 7 anos, levado pela mãe, Dona Carmelita de Azevedo, e pelo tio, Sr. Agostinho de Xangô, teve o primeiro contato com a espiritualidade em um Centro de Mesa. Aos 9 anos, já encantava com sua voz e habilidade no toque, admirado pelos Ogans mais velhos. Com apenas 14 anos, foi confirmado Ogan no Terreiro de Mariazinha Fiuper, do Culto de Omolokô.
A caminhada de Tião se entrelaça à memória da saudosa Mãe Arlete Moita, dirigente da Tenda do Caboclo Rompe Mato, a quem acompanhou por 44 anos. Foi ao lado dela que viveu momentos marcantes, como o Festival das Religiões da Natureza, em 1994, no Maracanãzinho, quando brilhou e recebeu diversas premiações.
Hoje, Tião é Ogan do Centro Espírita Caminho do Bem, dirigido pela Yalorixá Juçara de Oxóssi, em Jacarepaguá. Além disso, comanda o projeto Ogãns em Ação, que valoriza percussionistas consagrados e mantém uma escola dedicada a formar novos talentos. Para ele, o segredo do reconhecimento está no respeito às tradições:
“Eu sempre procurei ouvir e aprender com os mais velhos. A humildade e o respeito são fundamentais para que os acessos aos Terreiros possam fluir de forma natural e segura.”
Neste Encontro de Bambas, Tião Casemiro não apenas se apresenta, mas reafirma a importância de todos os Curimbeiros, Batuqueiros guardiões da cadência que mantém viva a energia musical dos Terreiros.
Axé para todos!
Comentários