Semana com a força de Ìyámase, a senhora do fogo e do poder
- Paulo de Oxalá
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Foto: Torosí-Ìyámase - IA com matizes de Pai Paulo de Oxalá
Além de Ṣàngó, ela é também ligada a Òṣàlá e as Ìyá àjẹ́ (as mães feiticeiras)
Ìyámase, também chamada de Torosí, é uma divindade ligada à paixão, fertilidade e prosperidade. É cultuada pelos yorubás às margens do rio Ògùn, no mesmo espaço sagrado onde se reverencia Ìyá Aṣàbọ, uma das denominações de Yemọja.
Invocada para auxiliar na concepção e na estabilidade material, Ìyámase é representada por uma estatueta de madeira, retratando uma mulher grávida com seios fartos. Usa as cores branco e azul, símbolos de soberania e entusiasmo, e aprecia o àgbò epo (carneiro no dendê) como oferenda. Integra o culto às Àyaba, as Mães Rainhas.
Mãe de Ṣàngó, Ìyámase também possui vínculos com Òṣàlá e com as Ìyá àjẹ́ (mães feiticeiras). É representada pela coroa de búzios, Adé owó, e teve papel decisivo na formação do caráter e liderança de seu filho, o terceiro Aláàfin de Ọ̀yọ́.
Nobre em Ọ̀yọ́ e também Nupè, filha do rei Elẹmpè e esposa de Ọ̀ranmìyàn, primeiro Aláàfin de Ọ̀yọ́, Ìyámase foi uma estrategista que transmitiu a Ṣàngó os ensinamentos da realeza. Pertence à Ègbé Ìná — a sociedade das divindades do fogo — junto com Ṣàngó, Òranmìyàn, Àiyrá e outros Orixás ligados a Iná (fogo) e ao èdó (raio).
Torosí- Ìyámase é símbolo de domínio, sabedoria e poder ancestral. Quem caminha sob sua influência carrega o fogo da liderança, a força da transformação e o saber político de uma verdadeira rainha.
Para saber mais sobre a força dos Orixás e sua atuação em nossas vidas, agende uma consulta ao jogo de búzios pelo WhatsApp: (21) 99400-7107.
コメント