Sala Cecília Meireles foi palco do Troféu Juberli Varela
Troféu Juberli Varela na Sala Cecília Meireles - Foto: Pai Paulo de Oxalá
A cerimônia fez parte do Encontro Nacional de Umbanda
A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, sediou ontem, às 19h, a cerimônia oficial do Encontro Nacional de Umbanda. O evento, repleto de programação cultural e artística, contou com a presença de autoridades públicas e lideranças religiosas do Brasil e do exterior. Durante a cerimônia, foi entregue o Troféu Juberli Varela, homenageando o sacerdote de referência na Umbanda. A iniciativa é do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – Sede RJ, com atividades programadas para sábado e domingo.
Neste sábado, o evento prossegue com o Circuito de Herança Africana, em parceria com o Instituto Pretos Novos – IPN, e atividades culturais no MUHCAB. À tarde, no Píer Piedade em Magé, haverá um workshop sobre a importância do Porto Estrela, discursos de autoridades locais e lideranças religiosas, seguido pelo festival "Saravá Meu Povo". Magé é conhecida pela líder guerreira Maria Conga, que fundou um quilombo após conquistar sua alforria aos 35 anos.
No domingo, o último dia do encontro ocorrerá em São Gonçalo, no Bairro de Neves, onde está a Praça do Marco Zero da Umbanda. Haverá o hasteamento da bandeira da Umbanda e outras atividades. A seguir, no Centro Municipal de Tradições Nordestinas, será realizada a plenária para elaboração do Relatório Final do encontro, com proposições dos debates na UERJ, a serem apresentadas às esferas do poder executivo, legislativo e judiciário.
Eu, Paulo de Oxalá, agradeço aos organizadores pelo Troféu Juberli Varela, que incentiva ainda mais o trabalho que realizo há anos de informar e difundir conteúdos sobre as religiões de matriz africana. Muito obrigado mesmo, e parabéns a todos os envolvidos pela beleza do evento e pela noite histórica que nos proporcionaram.
Pai Waguinho Macumba, Pai Paulo de Oxalá e Pai Juberli Varela - Foto: Pai Vitor de Ògún
Avante, e Saravá Umbanda!
Comments