Praça Mauá é palco do Awo-Encontro do Povo de Axé
- Paulo de Oxalá
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Pai Rodrigo de Òṣàgiyán e Ìyá Élida de Yánsàn - Divulgação
Pai Rodrigo de Òṣàgiyán e equipe recebem amigos, convidados e o povo de santo
A ancestralidade ganha espaço no coração do Rio de Janeiro neste domingo, 18 de maio, a partir das 8h, quando a Praça Mauá se transforma em um grande ponto de encontro, celebração e reverência com a realização do Encontro do Povo de Axé, promovido pelo Movimento Awo.
Idealizado para valorizar os saberes tradicionais e fortalecer a presença das religiões de matriz africana na vida pública, o evento conta com a liderança de Pai Rodrigo de Òṣàgiyán e de sua dedicada equipe.
A programação reúne feira de empreendedorismo afro-religioso, apresentações culturais e homenagens comoventes. Um dos momentos mais aguardados é a homenagem ao saudoso Bàbálórìṣà Mauro de Oxum, referência de amor, sabedoria e resistência dentro do Candomblé.
Entre as atrações confirmadas estão personalidades como Mãe Manu da Oxum, Zé Carlos do Oxóssi e o animado Grupo Embalaê, que levam ao palco música, axé e espiritualidade.
Mais do que um evento festivo, o Encontro do Povo de Axé tem o prestígio de um movimento cultural e religioso. Ele promove o pertencimento, reforça a identidade e rompe o silêncio imposto às comunidades de terreiro. É um grito coletivo por respeito, dignidade e futuro.
O acesso é gratuito e o espaço é público. Por isso, todas as pessoas são bem-vindas a viver esse dia de fé, cultura e resistência.
Nígbà tá a bá gbé ayé wá pẹ̀lú ọlá, ayé á kọ́ láti bọ́wọ̀ fún àwôn gbàgbọ́ wa. (Quando ocupamos espaços com dignidade, o mundo aprende a respeitar nossas raízes.)
Axé para todos!
Serviço:
Evento Awo - Encontro do Povo de Axé. Neste domingo, dia 18 de maio, das 8h às 18h, no espaço cultural da Praça Mauá – Zona Portuária do Rio de Janeiro
Comments