top of page

Partiu para o Ọ̀run Mãe Thereza de Oxalá

  • Foto do escritor: Paulo de Oxalá
    Paulo de Oxalá
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura

Mãe Thereza Fomo de Oxalá


Um legado de fé e vitórias

 

Estava em descanso quando recebi, com pesar, a mensagem de Ìyá Damiana: nossa querida Mãe Fomo partiu hoje, 18 de maio de 2025, para o Ọ̀run — o plano espiritual.

 

Nascida no sagrado 29 de junho de 1931, dia de São Pedro, na cidade de Alagoinhas (BA), Mãe Thereza de Oxalá — carinhosamente conhecida como Mãe Fomo — dedicou quase um século à espiritualidade, à tradição do Candomblé e à formação de filhos e filhas de santo.

 

Muito jovem, com apenas 8 anos, bolou para o santo no terreiro de Pai Claudiano de Oxaguian, onde foi iniciada aos 12. Após a morte de seu primeiro zelador, já no Rio de Janeiro, seguiu seus cuidados espirituais com Pai Zezinho da Boa Viagem, que celebrou com ela a obrigação de 50 anos de iniciada em 2010.

 

Nos anos 70, Mãe Fomo chegou a Miguel Couto, em Nova Iguaçu, onde havia poucos barracões e a paisagem era marcada por ruas de barro. Na Rua Aymoré, ergueu com as próprias mãos o que viria a ser um marco religioso: seu terreiro, inicialmente de madeira e telhas de barro, se tornaria o Ilê Àṣẹ Palácio de Oxalá.

 

Tive o privilégio de ser iniciado por ela, para Oxalá, em junho de 1976. Foram 48 anos de aprendizado, fé e axé sob sua orientação. Acompanhei, com emoção, a reconstrução do barracão na década de 80 e a realização de seu maior sonho:

“Oxalá é um Rei. Por isso lutei para que meu Pai tivesse o melhor — um Palácio”, dizia, com orgulho e firmeza.

 

Além do legado espiritual, Mãe Fomo foi também mãe de Cosma, Damiana e Roberto, e avó de Cristina — sempre afetuosa com seus netos e bisnetos. Nos últimos anos, contou com o apoio firme e delicado de Ìyá Damiana, filha de Oxum, que com sabedoria e amor tem conduzido o Palácio de Oxalá.

 

Hoje, o Candomblé perde uma de suas grandes referências, uma Sacerdotisa, que atravessou décadas com dignidade, fidelidade à tradição e amor incondicional ao sagrado.

Muito obrigado Mãe Fomo, por tudo que a Senhora fez por mim.

 

Força, família do Ilê Àṣẹ Palácio de Oxalá.


E Kolofé, Mãe Fomo!

 
 
 

댓글


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page