Nada passará batido na semana de Ewá

Foto: Ewá ao anoitecer pairando sobre o rio – arte Pai Paulo de Oxalá
Orixá é responsável por mostrar o oculto
Iyewa, também conhecida como Ewá, é associada à beleza, ao encanto e à sabedoria. Seu culto remonta às terras Mahin do antigo Dahomé, onde era reverenciada como o Vodun Asa Labé. Quando seu culto se expandiu para as terras yorubás, ela recebeu o nome de Iyewa, e um rio foi nomeado em sua homenagem, significando "mãe da beleza".
Ewá é uma divindade de grande percepção e clarividência, regendo o horizonte e o firmamento estrelado. Sua presença está ligada aos mistérios do cosmos, sendo também a senhora das névoas e nevoeiros, elementos que simbolizam o oculto e o desconhecido.
Ela protege a pureza, não apenas no sentido físico, mas no significado mais profundo de algo inexplorado e misterioso, como florestas, rios e territórios ainda não desvendados pelo homem. Entretanto, essa pureza não deve ser confundida com ingenuidade, pois Ewá e seus filhos são conhecidos por sua astúcia e inteligência.
Quando enfrentamos momentos de incerteza ou situações obscuras, é a Ewá a quem devemos recorrer, pois sua clarividência pode nos guiar pelo caminho correto. Como Orixá que rege a diplomacia, ela também auxilia na condução de acordos e no trato interpessoal. Sua essência está profundamente conectada à prosperidade e à renovação, atributos compartilhados com seu irmão Oxumarê, senhor do arco-íris. Assim como ele, Ewá tem a serpente como um de seus símbolos sagrados.
Os símbolos de Ewá incluem o Adó, uma cabaça enfeitada com ráfia, e a serpente, que representa transformação e sabedoria. Seus dias sagrados são o sábado e a quarta-feira, momentos propícios para celebrações em sua honra. Suas cores vibrantes, o amarelo e o vermelho, expressam sua elegância e irradiam energia positiva e otimismo. Entre suas oferendas prediletas está o Eran Pepeiyé abo epo, carne de pata temperada no azeite de dendê. Sua saudação é: Hihó! (Ri-ró!).
No jogo de búzios por Odù, Ewá fala através de Ògbegúndá. Pelo lado positivo, esse Odù sinaliza auxílio de pessoa influente e sucesso em negócios. Pelo lado negativo, Ògbegúndá fala de ciúme incontrolável, que pode desencadear separação. Nesta situação, o ẹbọ indicado pelo jogo é para apaziguar desavenças e evitar ruptura.
Se você quer compreender mais sobre Ewá, ou saber sobre seus Orixás e os Odùs, o jogo de búzios é o oráculo hábil para te orientar. Para obter informações, entre em contato pelo WhatsApp: (21) 99400-7107.
Comments