top of page
Buscar

Nada é feito no Candomblé sem a orientação do jogo de búzios

  • Foto do escritor: Paulo de Oxalá
    Paulo de Oxalá
  • 9 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Mesa de jogo – Pai Paulo de Oxalá



Tudo começa e termina no jogo

 

O jogo de búzios, conhecido como mérìndílógún ou “jogo dos dezesseis”, é o oráculo sagrado e oficial do Candomblé, composto por 16 búzios que revelam o destino e orientações espirituais. Muito mais que um instrumento divinatório, ele é o elo que conecta o ser humano ao sagrado, mostrando caminhos e esclarecendo sobre questões pessoais, sentimentais e profissionais.

 

Neste oráculo, três divindades desempenham papéis fundamentais: Òrúnmìlà, Exu e Oxum. Òrúnmìlà, sendo o detentor das orientações do destino, segundo a vontade de Olódùmarè-Ọlọ́run (Deus supremo), é quem guia cada passo espiritual. Exu, o mensageiro, atua como o intermediário que transporta as oferendas (ebós) dos humanos para os Orixás, garantindo que a comunicação seja completa e eficaz. Já Oxum, conhecida por seu espírito protetor e sensível, obteve de Òrúnmìlà a permissão para desvendar os mistérios do oráculo, após pedir a ele que lhe transmitisse o conhecimento de Ifá, oráculo maior da cultura yorubá.

 

Em um mito yorubá, Òrúnmìlà, encantado com a beleza e dedicação de Oxum, ofereceu-lhe o aprendizado do Ifá e a criação de um oráculo próprio. Exu, atento, exigiu que ele também tivesse um jogo exclusivo, para que pudesse transmitir as mensagens de forma independente. Assim, nasceu o jogo dos quatro búzios, e, a partir daí, Oxum se tornou a primeira mulher a ter o poder de manusear o mérìndílógún, embora precisasse recorrer a Exu para confirmações, reforçando a união de forças entre eles. Em homenagem a essa conexão, os búzios são consagrados em rituais com ervas imersas em águas de fonte ou cachoeira, símbolos da energia de Oxum.

 

O jogo de búzios é indispensável no Candomblé. Como guia fundamental, ele é consultado em todas as decisões e celebrações, pois é nele que os Orixás determinam os ritos sagrados e orientam os caminhos espirituais. É como sempre afirmo: o Candomblé começa e termina na mesa de jogo, pois nenhum passo é dado sem que o jogo seja consultado.

 

Ìdáwò ẹyọ ohùn tí àwọn Òrìṣà! (Jogo de búzios, a voz dos Orixás!)

 

Axé para todos!

 
 
 

Comments


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page