Mulheres de Axé do Brasil se encontram no MUHCAB
- Paulo de Oxalá
- há 13 horas
- 2 min de leitura

Foto: Rede Nacional das Mulheres de Axé do Brasil - divulgação
Evento contribui para a inclusão e o crescimento social das mulheres e do povo de santo
As Mulheres de Axé são a base que sustenta comunidades, terreiros e famílias. São mães, avós, tias, filhas, amigas, líderes e aprendizes, mulheres que com coragem e sabedoria preservam tradições, defendem direitos e transformam vidas.
Na cultura yorubá, são chamadas Àwọn Ìyá Wa, (Nossas Mães), as guardiãs da origem, do cuidado e da perpetuação. Muitas dessas mulheres africanas de axé vieram para o Brasil e aqui foram além, enfrentaram preconceitos, abriram caminhos, ergueram terreiros, ensinaram cânticos, protegeram seu povo e garantiram a continuidade do axé de geração em geração.
Seguindo o exemplo de nossas ancestrais, as Mulheres de Axé contemporâneas mantêm viva essa força. Além de preservarem a fé e os saberes dos Àwọn Òrìsà (Orixás), elas impulsionam projetos sociais, acolhem quem precisa, geram renda, inspiram autoestima e autonomia. São líderes espirituais, empreendedoras, educadoras e organizadoras comunitárias.
Reforçando esse legado, a Rede Nacional das Mulheres de Axé do Brasil promove um grande encontro que reafirma o compromisso com a luta por políticas públicas, liberdade religiosa, reconhecimento dos territórios de axé e defesa dos direitos das mulheres negras e do povo de santo. Para Ìyálàṣẹ Juçara Lopes, diretora nacional da Rede, o Encontro Nacional das Mulheres de Axé do Brasil é um espaço essencial para fortalecer o diálogo, reunir lideranças civis e religiosas, pesquisadoras, ativistas e defensoras de direitos de todo o país.
O Encontro terá como tema central Políticas Públicas e Garantias de Direitos para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, reunindo representantes de instituições públicas, escritoras negras e defensoras de direitos, com o objetivo de ampliar o diálogo institucional, fortalecer a liberdade religiosa e proteger os territórios de axé.
A grande celebração acontece neste final de semana no MUHCAB, Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, nos dias 18, 19 e 20 de julho, sexta, sábado e domingo, das 8h às 18h.
Serão dias para honrar, vivenciar, aprender e fortalecer a nossa ancestralidade. Um encontro aberto a todos que respeitam e amam as tradições do nosso povo. Entre as coordenadoras está também Mãe Janaina de Ọ̀sányìn, empreendedora e diretora da Feira dos Oborós.
O público poderá se emocionar com o toque sagrado dos Atabaques do Alabe Funfun, do Cortejo a Oxalá e outras atrações que celebram o axé vivo nas mãos, nas vozes e nos corações de cada mulher de santo.
Parabéns a todas as Iyalorixás, Mametus, Donés, Babás de Umbanda, filhas e simpatizantes. Vocês são força, cuidados e renovação.
Axé para todos!
Serviço:
Encontro Nacional das Mulheres de Axé do Brasil dias 18, 19 e 20 de julho, das 8h às 18h no MUHCAB- Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira. Rua Pedro Ernesto, 80, Bairro da Gamboa, Rio de Janeiro RJ
Comments