Mercadão celebra sua 20ª Festa de Yemanjá
Yemanjá é um Orixá maternal que protege a procriação, o bem-estar emocional e o equilíbrio mental de todos os seres humanos.
Conhecida por seus milagres, Yemanjá é um dos Orixás mais cultuados, sendo celebrada no dia 2 de fevereiro e também na passagem de ano.
No Rio de Janeiro, uma das principais comemorações para a Rainha do mar é a Festa do Mercadão de Madureira que completa 20 anos.
O Mercadão de Madureira é o principal centro de comercialização de artigos religiosos afro-brasileiros do país que foi destruído por um incêndio de grandes proporções em abril do ano 2000.
Na ocasião houve o risco de ser o fim do Mercadão, por isso, os amigos e comerciantes Hélio Sillman e Guaracy Coutinho, se juntaram em orações e prometeram a Yemanjá que se o Mercadão voltasse a funcionar eles fariam uma procissão com uma imagem de Yemanjá de Madureira até Copacabana.
Assim como em Salvador, onde Yemanjá ouviu os pescadores e lhes multiplicou os peixes, ela também ouviu os dois amigos e o Mercadão foi todo reformado e reinaugurado em 2001. Então, cumprindo a promessa, Hélio e Guaracy organizaram uma procissão que tinha um caminhão cheio de oferendas e uma imagem de Yemanjá com 2 metros de altura, até o Posto 4 da Praia de Copacabana.
A Festa de Yemanjá do Mercadão reúne centenas de pessoas que lançam ao mar vários barquinhos com oferendas e pedidos dos religiosos. A celebração é considerada patrimônio cultural carioca e faz parte do calendário oficial da cidade.
Hélio Sillman fala emocionado dos 20 anos de Festa:
“É com muita gratidão que comemoramos os 20 anos de uma vitória que beneficiou a todos. Yemanjá nos ouviu e a nossa celebração é um marco do povo de santo no Rio”.
Odò fẹ̀ àyaba!
Odò ìyá!
Salve Yemanjá!
Axé!
Serviço:
Festa de Yemanjá do Mercadão de Madureira, saída da procissão às 15h, com chegada às 17h30 no Posto 4 de Copacabana. Mercadão - Avenida Ministro Edgard Romero, 239, Madureira/RJ.
Comentários