top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Livro aborda a convivência do Candomblé com as crises e a pandemia


Não é a primeira vez em que o mundo enfrenta uma pandemia. A peste bubônica, a varíola, a cólera e a gripe espanhola, tão devastadoras quanto o coronavírus, já aterrorizaram e ceifaram milhares de vidas.


Agora, como o Candomblé, uma religião de matriz africana, conduziu seus adeptos na pandemia? É isso que o Babalorixá e escritor Márcio de Jagun relata no seu novo livro O Candomblé em Tempos de Crise: pensando a religião antes, durante e depois da pandemia.


O livro retrata como a religião dos Orixás atravessou as pandemias do passado, como a febre amarela e a gripe de 1918, assim como transpõe hoje a covid-19. O autor aborda os impactos e problemas peculiares que o novo coronavírus provocou nos hábitos diários, bem como em relação às futuras práticas do Candomblé. Ele ainda propõe a reflexão sobre a importância de Olódùmarè (Deus) e como os Orixás podem nos ajudar.


Em outro momento, o autor aborda assuntos vividos pelas comunidades de Terreiros como: o racismo, a homofobia e a violência em todos os seus aspectos.


O livro também proporciona pesquisas sobre o começo da organização do Candomblé, já com casos de intolerância religiosa datados do século XVII até os dias atuais no Brasil. O Candomblé em Tempos de Crise é uma obra bem objetiva, com muita informação e histórias para pesquisadores, religiosos e para o público em geral.

Àyàfi máa dìde láti kọ́ ẹnití ti jókó láti kẹ́kọ́.

(Só se levanta para ensinar aquele que sentou para aprender).

Axé!

Serviço:

Pai Márcio apresenta seu novo livro: ‘O Candomblé em Tempos de Crise’ nesta sexta-feira, 28 de agosto, às 19h, através do Facebook da Editora Arché.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page