top of page

Elias de Yánsàn celebra os 50 anos de força e tradição do Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n

  • Foto do escritor: Paulo de Oxalá
    Paulo de Oxalá
  • 13 de abr.
  • 3 min de leitura

ree

Foto: Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n - Bàbálórìṣà Elias de Yánsàn / Divulgação


Bàbálórìṣà é fundador do lendário Afro Muzenza, símbolo de beleza e força negra

 

No dia 24 de maio de 1966, um jovem carioca de apenas 15 anos dava seus primeiros passos no mundo do Candomblé. Iniciado para Yánsàn pelo Bàbálórìṣà Francisco D’Yemọja, no Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n, nascia ali um sacerdote que marcaria para sempre a história da religiosidade afro-brasileira: Elias Rufino Sobrinho, o querido Bàbálórìṣà Elias de Yánsàn.

 

Desde então, sua vida tem sido um verdadeiro ato de amor, resistência e compromisso com àwọn Òrìṣà (os Orixás) e com o povo negro. Em 20 de abril de 1975, fundou o Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n, no bairro Nova Era, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense — um espaço de fé, tradição e acolhimento, que agora celebra meio século de existência e dedicação ancestral.

 

Ao longo de sua trajetória, Bàbá Elias nunca parou. Militante do Movimento Negro Ganga Zumba desde os anos 1980, sempre defendeu com firmeza a identidade e autoestima do povo preto. Em 1988, criou o lendário Afro Muzenza Cabeleireiros, o primeiro salão de beleza afro da periferia carioca, em Madureira. O espaço virou referência de empoderamento e palco para concursos como a histórica Noite da Beleza Negra do Agbára Dúdú.

 

Radialista de destaque, levou o àṣẹ aos lares com o programa Misticismo Africano e suas Raízes, pelas Rádios Solimões, Mauá, Metropolitana e Imprensa FM — esta última pioneira ao transmitir uma programação religiosa de matriz africana em frequência FM. Também fundou o jornal Afro Muzenza, e a Cerâmica Rainha, que produziu peças sagradas para terreiros de todo o estado.

 

Pai Elias sempre soube que o àṣẹ se constrói tanto no sagrado quanto no social. Fundou o Bloco Afro Dúdú Òdàrà, foi delegado na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em 2013, integrou a comissão da Caminhada Contra a Intolerância Religiosa no Rio e participou da organização da visita do Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ ao Brasil. Idealizador do Prêmio Oṣé Mímọ́, é também membro ativo do Comitê Gestor Estadual da Ação da Cidadania, distribuindo alimentos e cestas básicas desde 2020.

 

Com tantos feitos, recebeu diversas homenagens, como o prêmio Ìyálòdé (2023), e o reconhecimento como uma das Ilustres Personalidades de Nova Iguaçu.

 

Hoje, aos 73 anos, Elias de Yánsàn é símbolo de perseverança, audácia, sabedoria e amor ao próximo. Com carisma, fé e força, construiu uma trajetória respeitada tanto dentro do Candomblé quanto na sociedade civil. Seu nome é sinônimo de compromisso com a ancestralidade, a cultura e o povo preto.

 

E é com grande alegria que convida a todos para celebrar os 50 anos do Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n.

 

“Estou muito feliz em poder comemorar os 50 anos do Ilé com uma festa de àṣẹ que celebra memória e resistência, de uma casa que mantém viva a tradição dos nossos ancestrais. Convido a todos para festejar este momento comigo. Agradeço muito a você, Pai Paulo de Oxalá, pelos anos de carinho, atenção e amizade.”

 

Bíbáyọ̀ ọdún Ilé Òrìṣà Elias Yánsàn! (Parabéns pelo aniversário da sua Casa de Òrìṣà, Elias de Yánsàn!)


Àṣẹ para todos!

 


Serviço:


Festa dos 50 anos de fundação do Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n do Bàbálórìṣà Elias de Yánsàn. Sábado, dia 3 de maio, às 10h, na Rua Sheila Biondino, 145 – Jardim Nova Era, Nova Iguaçu

 
 
 

Comentários


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page