Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, reivindicando a liberdade de culto
- Paulo de Oxalá
- 21 de jan.
- 2 min de leitura

Foto: Celebrando a diversidade religiosa - IA
Evento no Calouste Gulbenkian, celebra a diversidade religiosa
Hoje, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, um momento essencial para refletirmos sobre a luta contra o preconceito religioso.
Este é um dia para relembrarmos a resistência do povo de axé, e também reforçar a importância das comunidades de terreiro, que se dedica, com firmeza, à defesa da fé, buscando igualdade, respeito e liberdade religiosa para todos.
Combater a intolerância religiosa é, acima de tudo, um ato de resistência e de reafirmação das nossas tradições. Vale lembrar que, de acordo com o artigo 5º, inciso VI da Constituição Brasileira, a liberdade de credo é garantida por lei: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantidos, na forma da lei”.
A Diversidade Religiosa em Foco
Amanhã, dia 22, e nesta quarta-feira, dia 23, acontece no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, a celebração pela Semana da Diversidade Religiosa. Esse é um momento de celebrar a pluralidade espiritual e promover o diálogo inter-religioso. Durante o evento, haverá debates, apresentações culturais, uma feira com 30 expositores e premiações, com o objetivo de fortalecer a convivência harmoniosa entre todas as religiões.
Erinaldo Peixoto, coordenador do evento, destaca que a iniciativa vai além de uma celebração. "Queremos criar um espaço de reflexão, aprendizado e respeito mútuo. A diversidade religiosa é uma das maiores riquezas de nossa sociedade, e este evento é uma oportunidade de mostra o que há de mais humano: o respeito pelas crenças do outro. O Rio de Janeiro é um exemplo de pluralidade”.
O evento contará com uma feira no 2º andar do Centro Cultural, onde os visitantes poderão conferir artesanato, itens religiosos e gastronomia inspirada em várias tradições. Além disso, um espaço especial no hall de entrada será dedicado a vitórias e rituais simbólicos, proporcionando ao público uma vivência única de conexão espiritual.
Premiações e Reconhecimento
Um dos momentos mais aguardados é a entrega de dois prêmios que destacam o compromisso com a inclusão e a representatividade:
Prêmio Ativismo Diver-Cidade Destaques 2024: homenageia indivíduos e grupos que atuaram no combate à intolerância religiosa e na promoção do diálogo inter-religioso.
Prêmio Representatividade Religiosa Carioca: reconhece líderes religiosos e ativistas que contribuíram para fortalecer o respeito e a união entre as tradições espirituais.
As premiações acontecerão no dia 23, durante a programação da tarde.
Programação de quarta-feira, 22 de janeiro:
De 10h às 17h.
10h Abertura com palavra do Deputado e do Vereador.
Dia de Bênçãos.
Lideranças abençoando.
Almoço.
14h Roda de discussões sobre os enfrentamentos para o fim da intolerância.
Programação de quinta-feira, 23 de janeiro:
De 10h às 17h.
10h Apresentação e diálogos sobre a criação do livro.
13h30 Entrega de prêmios.
14h30 Atrações musicais.
Serviço
Evento: Celebrando a Semana da Diversidade Religiosa 2025. Dias 22 e 23 de janeiro de 2025, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito, 125, Centro-Rio de Janeiro /RJ.
Não à intolerância, sim à liberdade de fé!
Axé para todos!
Comments