top of page
Buscar

Deuses africanos: eram pessoas ou divindades?

Foto do escritor: Paulo de OxaláPaulo de Oxalá

Foto: Orixás e humanos divinizados – arte Pai Paulo de Oxalá



 

Como essas energias agem em nossas vidas

 

Divindade é uma poderosa força sagrada que nos conecta aos mistérios do universo. Nas tradições espirituais africanas, existem várias divindades ligadas às histórias das diversas etnias do continente. Uma das culturas religiosas que mais se destacam é a fé nos àwọn Òrìṣà (os Orixás), divindades cultuadas pelos yorubás, que, no Brasil, são celebradas em religiões como o Candomblé e a Umbanda. Mas, afinal, o que são os Orixás? Eram deuses, humanos divinizados ou representações da natureza e de seus mistérios?

 

Pela tradição yorubá, os Orixás não são vistos como “deuses” no sentido ocidental, mas como manifestações de forças naturais e ancestrais divinizadas. Cada Orixá está associado a um elemento específico da natureza, como Ọ̀ṣun (Oxum – águas doces), Yánsàn (Yansã – ventos e tempestades) e Ṣàngó (Xangô – trovões e raio). Essas divindades simbolizam aspectos do universo com características humanas e atuam como orientadores, não apenas espirituais, mas também em todos os aspectos da vida.

 

Muitos mitos dos Orixás relatam histórias em que eles tiveram uma existência terrena antes de se tornarem divindades. Xangô, por exemplo, teria sido um rei em terras yorubás, conhecido por sua bravura e liderança, antes de ser venerado como Orixá. Esses relatos reforçam a ideia de que, em alguns casos, os Orixás podem ter sido pessoas que, devido à sua relevância, foram imortalizadas na espiritualidade.

 

É importante destacar que os cultos africanos são baseados na conexão entre o mundo físico e o espiritual. Assim, embora a diferença entre “pessoa” e “divindade” seja clara, essas tradições refletem a compreensão de que todos podem se conectar com o sagrado.

 

Portanto, os Orixás são, ao mesmo tempo, forças divinas que representam ancestrais poderosos, equilibrando a relação entre a humanidade, a natureza e o universo.

 

Òrìṣà agbára mímọ́ tí ńgbé inú wa! (Orixá, força sagrada que mora em nós!)

 

Axé para todos!

 
 
 

Comments


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page