Cultura cigana apresenta o Encontro Vurdon Di Carmem

Foto: Força Cigana - arte Pai Paulo de Oxalá
Evento acontece hoje na Biblioteca Parque do Rio de Janeiro
Representantes de grupos ciganos, órgãos governamentais e divulgadores da cultura cigana (artistas e líderes de Tzaras) se reunirão hoje, 2 de agosto na Biblioteca Parque, no centro do Rio de Janeiro, para debater direitos humanos, cultura antirracista e diversidade cultural no Brasil, além de discutir políticas públicas para a inclusão social dos ciganos no Estado.
O evento, intitulado ‘Vurdon Di Carmem - Encontro de Cultura e Tradições Ciganas’, é uma iniciativa do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal da Cidadania. Realizado pela KC Conexões Sustentáveis, tem entrada gratuita e classificação livre.
A mediadora do evento, Cristiane Pimenta, diretora de projetos da KC Conexões Sustentáveis, destaca que a data é simbólica, lembrando o "Porajmos", o Holocausto Cigano, em que cerca de 220 a 500 mil romanis foram mortos pelos nazistas. O evento, além de proporcionar entretenimento e cultura, busca conscientizar sobre os direitos humanos dos ciganos, com uma programação inclusiva que inclui workshops, oficinas de dança, rodas de conversa e apresentações culturais.
A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem das atividades, que serão acessíveis e abertas a todas as pessoas ciganas, não-ciganas e autodeclaradas ciganas. Acessível também a pessoa com deficiência auditiva, visual, cognitiva e física. Por isso, todos estão convidadíssimos!
Optchá, alê arriba! Salve o Povo Cigano!
Serviço:
Vurdon Di Carmem - Encontro de Cultura e Tradições Ciganas, nesta sexta, 2 de agosto às 13h, no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque. Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro /RJ.
Programação
Mestre de Cerimônias do evento: Roberto Martini
Roda de conversa (Diálogos e Soluções em Políticas Públicas para o Povo Cigano) interativa com o público presente, tratará sobre os temas: Cultura antirracista e diversidade cultural no Brasil, e, Políticas públicas efetivas para a inclusão social do povo cigano no Estado do Rio de Janeiro. Tendo como mediadora Cristiane Pimenta, a roda de conversa será composta por representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cidadania do Rio de Janeiro e de representantes dos povos ciganos.
Show de música e danças ciganas será apresentado por artistas e grupos brasileiros conceituados dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro.
Palestra sobre cultura e tradições do povo cigano será interativa com o público presente e terá como palestrante a escritora Sibyla Rudana
Atenção:
Ao retirar este ingresso você concorda em disponibilizar sua imagem para fotos e vídeos de registro do evento sem fins comerciais.
O ingresso é único para todas as atividades e iniciaremos a programação da tarde rigorosamente às 13 horas (Acesso ao teatro não será permitido após às 13h).
Classificação: Livre
Comentarios