Axé para o Papa Leão XIV: que ele faça pontes pela fé, como Francisco
- Paulo de Oxalá
- 8 de mai.
- 2 min de leitura

Posse do Papa Leão XIV - Reprodução da TV Globo - Pai Paulo de Oxalá
Sacerdote pode ajudar no respeito entre às religiões
Com alegria e esperança, saúdo a escolha do novo Papa, Papa Leão XIV, que passa a conduzir a Igreja Católica num momento tão desafiador para a humanidade.
Assim como escrevi anteriormente sobre a importância histórica do Papa Francisco — homem do diálogo, da simplicidade e da coragem — desejo que Papa Leão XIV mantenha e aprofunde essa vocação de construir pontes entre os diferentes credos. Francisco nos ensinou que é possível, sim, unir fé e respeito, tradição e liberdade.
Que este novo Papa seja também um sacerdote do mundo, que compreenda a urgência da liberdade religiosa como direito fundamental de todas as pessoas. Em especial, das comunidades que há séculos enfrentam o preconceito e o racismo estrutural, como as religiões de matriz africana.
Nós, que cultuamos os Orixás, que reverenciamos nossos ancestrais, sabemos o quanto a intolerância ainda nos fere — seja nas ruas, nas escolas, nos templos ou nas redes sociais. Um Papa que fale sobre liberdade religiosa não apenas protege os católicos, mas protege o princípio universal do respeito entre os povos, as culturas e as espiritualidades.
Que Papa Leão XIV nos escute. Que seja um defensor da paz, da dignidade humana e da convivência entre as religiões. E que, como Francisco, seja um farol para aqueles que sonham com um mundo mais justo, diverso e fraterno.
Que Olódùmarè o proteja e que sua missão seja de paz e sabedoria! (Kí Olódùmarè ṣèdáàbò bò ó kí ìpinnu àti ìṣe rẹ jẹ́ ti àlàáfíà àti ọgbọ́n!)
Axé para todos!
Comentários