top of page

Aldeia Maraka’nã sediará Cerimônia que une povos indígenas, tradicionais e de axé

  • Foto do escritor: Paulo de Oxalá
    Paulo de Oxalá
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Foto: Aldeia Maraka’nã - divulgação


UBRASPOT é fundada neste domingo

 

Resistência, memória e ancestralidade se entrelaçam nas raízes da Aldeia Maraka’nã. Localizada ao lado do lendário estádio do Maracanã, onde funcionou o antigo Museu do Índio, essa aldeia urbana se tornou um símbolo vivo da luta dos povos originários por reparação histórica e pelo direito de existir com dignidade em seu próprio território. Mais do que um espaço físico, a Aldeia é território sagrado, onde mais de 15 etnias mantêm viva a chama dos saberes ancestrais.

 

Foi ali que vozes indígenas ecoaram por décadas e, mais recentemente, encontraram eco e apoio nos povos de tradição africana. Essa aliança entre raízes diferentes, mas com propósitos semelhantes, mostra que a reconstrução do Brasil passa pela valorização das culturas que o fundaram.

 

É nesse solo de resistência que, no próximo domingo, 29 de junho de 2025, às 14h, acontecerá a Cerimônia de Fundação da UBRASPOT – a União Brasileira dos Povos Originários e Tradicionais. Trata-se da primeira organização civil criada com o objetivo de articular, defender e promover os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais no Estado do Rio de Janeiro.

 

A cerimônia, aberta ao público e com entrada gratuita, será marcada por apresentações culturais de etnias indígenas, expressões artísticas de comunidades ciganas e manifestações de tradição afro-brasileira. Estão confirmadas as presenças de lideranças de diversos territórios: indígenas, quilombolas, ciganas, ribeirinhas, caiçaras e de terreiros, além de representantes do poder público e movimentos sociais.

 

O momento também será simbólico pela posse oficial dos representantes da UBRASPOT, que nasce como um coletivo voltado à construção de políticas públicas inclusivas, ao fortalecimento dos saberes tradicionais e à valorização da diversidade cultural brasileira.

 

Mais que um evento, será um rito de afirmação identitária, resistência e celebração da pluralidade que compõe o verdadeiro Brasil.

 

Ìbà àwọn èṣà wa! (Reverência aos nossos ancestrais!)


Axé para todos!

 


Serviço


Evento: Cerimônia de Fundação da UBRASPOT (União Brasileira dos Povos Originários e Tradicionais). Neste domingo, dia 29 de junho, às 14h, na Aldeia Maraka’nã. Av. Rei Pelé, 1.051 – Maracanã (entrada pelo portão verde ao lado do antigo Museu do Índio). Entrada: Gratuita

 

 
 
 

Comments


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page