top of page

A semana é de Nanã Buruku, a senhora do respeito e conhecimento

  • Foto do escritor: Paulo de Oxalá
    Paulo de Oxalá
  • 22 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Foto: Nàná Burúkú (Nanã Buruku) – arte Pai Paulo de Oxalá



Nanã é considerada a avó das divindades africanas

 

Nàná (Nanã), considerada a avó das divindades africanas, ela é originária do povoado ewé de Dumé, na região de Dassá-Zoumé do antigo Dahomé, onde era cultuada como Vòdún Ànàbíkò. Seu culto foi levado pelos fons para o centro-oeste da Nigéria, nos estados de Níger e Kwara, habitados pelos Tapas. Esses povos construíram um templo para venera-la, e passaram a lhe chamar de Nàná Burúkú (Nanã Buruku), a ancestre que controla o mal.

 

Sendo uma das divindades mais antigas, Nanã Buruku é venerada como uma figura materna e poderosa, ligada à terra, à água e ao ciclo da vida e da morte.


Ela é a mãe de Ọmọlu-Ọbalúwáiyé e Òṣùmàrè, Orixás também ligados a terra e a transformação do corpo e da alma.


Os yorubás evocam Nanã Buruku com respeito e reverência, pois eles acreditam que seu barro tem poder de vida e de regeneração.

Nanã Buruku é representada por uma mulher idosa, embalando no colo o Ìbírí, um cetro sagrado que é utilizado em seus rituais. Ele é adornado com búzios, talos de dendezeiro e palha da costa, e representa a sabedoria e a experiência adquiridas por ela ao longo dos tempos.

 

 

As cores de Nanã Buruku são o roxo e o branco, que representam sua majestade, pureza e ligação com as águas. Animais como a tartaruga e a coruja são sagrados para ela, simbolizando sua força, antiguidade, resiliência e sapiência.

 

Nanã Buruku é o respeito e a civilidade. É para ela que podemos pedir entendimento e gentileza. Ela pode nos ajudar nos estudos, pesquisas e tudo aquilo que é ligado aos saberes.

 

Nanã no jogo de búzios e seus atributos:


No jogo de búzios por Odù, Nanã Buruku fala no Odù Éjìọlọgbọn, que significa no lado positivo, competência e distinção. Já no lado negativo, ele fala de encosto de espíritos ruins que podem levar a loucura. Quando esse tipo de situação indicada por esse Odù cai no jogo, o Ẹbọ (ebó) que ele sugere é realizado com ovos de pata.

 

Para ter uma orientação única e pessoal, consulte o jogo de búzios. Informações pelo WhatsApp (21) 99400-7107

 
 
 

Comentários


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page