13 de maio, dia de saudar o Gongá dos Pretos Velhos
- Paulo de Oxalá
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Foto: Gongá de Preto Velho - Casa Odara – Mãe Nancy
Você pode ter seu altar sagrado em casa
O dia 13 de maio é marcado pela memória, pela fé e pela resistência do povo preto. É o Dia dos Pretos Velhos — entidades de luz, sabedoria e paciência, que representam os ancestrais que viveram a dor da escravidão, mas também a força da libertação espiritual. Neste dia, celebramos não apenas a história, mas a presença viva desses guias que continuam nos aconselhando com amor e humildade.
No centro dessa devoção está o Gongá, o altar sagrado que abriga as imagens e elementos dos nossos guias e Orixás. O Gongá é mais do que um símbolo: é um ponto de força, um lugar onde se concentra a energia espiritual do Terreiro. Diante dele, os pedidos são feitos, os agradecimentos são deixados e a fé é alimentada todos os dias.
O Gongá dos Pretos Velhos em especial carrega o perfume do café coado, a brancura das velas acesas, o aroma do fumo e o silêncio cheio de palavras ditas com o olhar. É ali que a humildade encontra a sabedoria. É ali que a dor encontra o consolo.
E você pode ter esse ponto de luz na sua casa. Um altar simples, limpo, com fé, já é um caminho aberto para o sagrado. Uma imagem de Preto Velho, um copo d’água e um pouco de café são suficientes para chamar a presença dos velhos sábios, que vêm quando o coração é sincero.
O 13 de maio é um convite à conexão com nossas raízes espirituais. É tempo de acender uma fazer oração, sentar diante do Gongá — seja no Terreiro ou no seu cantinho em casa — e sentir a força da ancestralidade nos guiando.
Salve o Dia de Hoje, 13 de maio!
Adorei as Almas! Saravá Pretos Velhos!
Saravá Gongá, lugar de força e fé!
Axé para todos!
Comments