top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Xênia França e Luedji Luna exaltam a ‘Lua Soberana’ reverenciando as águas de Yemanjá


Artistas baianas cantam a abertura da novela ‘Renascer’

 

 

Diz a canção de Gilberto Gil, que toda menina baiana tem um santo, tem encantos, e tem um jeito que Deus dá. Elas são baianas, têm santo, têm encantos, e um jeito lindo que Deus deu para elas cantarem.

Elas são Xênia França e Luedji Luna, as cantoras do tema de abertura do remake da novela ‘Renascer’ da TV Globo, que estreou ontem, segunda-feira, (22). Ambas estão contentíssimas, pois a canção da história ajustou-se como luvas nas vozes das artistas, que têm em comum, o brilho do axé baiano.

 

Natural de Salvador, Luedji Luna é cantora e compositora com referência no afrojazz contemporâneo. Estudou música na Escola Baiana de Canto Popular e já lançou três álbuns. Voz ativa na militância racial e feminista, Luedi mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor. Lançou em 2021, o disco "Bom Mesmo É Estar Debaixo D'água" o que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino. Seu maior hit é "Banho de Folhas", que conta com mais de 40 milhões de audições no Spotify.

Radiante por ter sido convidada para interpretar a canção ‘Lua Soberana’ Luedji comentou:

"É uma honra imensa cantar a trilha de abertura dessa novela que é um clássico da TV brasileira. Mais feliz ainda por fazer isso junto a uma grande artista da minha terra: Xênia França! Vai ser histórico!"

 

Natural de Candeias Município da Região Metropolitana de Salvador, Xênia França já lançou dois discos e venceu um Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Xênia já realizou três turnês pelos Estados Unidos, onde se apresentou em um dos mais renomados festivais de Nova York, o Summerstage, no Central Park. Ela foi a única mulher integrante do grupo musical Aláfia ao longo de 5 anos até dar início à sua carreira solo, em 2017, onde encontrou espaço para mostrar seu axé na arte. Sua música tem referências de tambores de blocos afro, das fanfarras em que tocou na infância, jazz, e outros ritmos.

Para Xênia, cantar uma nova edição da canção de Ivan Lins, é um grande privilégio: “É uma grande honra poder cantar essa música que faz parte do imaginário popular e que aborda um cenário poético de Salvador. Estou super feliz e grata de fazer parte de um projeto tão grandioso junto com a Luedji, que também é uma cantora baiana, porque isso traz outra simbologia para a nossa interpretação.”

 

 

 Juntas, Xênia França e Luedji Luna, cantaram a música ‘Lua Soberana’ no Domingão com Huck no encontro com o elenco da novela e também na festa de lançamento do folhetim que ocorreu na zona sul do Rio de Janeiro, onde foram tietadas por Sophie Charlotte e Edivana Cardoso.

 

A canção ‘Lua Soberana’ é uma composição de Ivan Lins e Vitor Martins, que também estava presente na trilha sonora da novela original com uma versão de Sérgio Mendes. No entanto, em 1993, o tema de abertura da trama de Benedito Ruy Barbosa foi "Confins", também escrita por Ivan Lins, mas interpretada pelo grupo Batacotô.

 

Compositores e intérpretes baianos encabeçam a seleção de canções originais e de regravações escolhidas para trilha da novela. Maria Bethânia, em parceria com Almério, canta a inédita "Quero Você", enquanto Caetano Veloso interpreta "Trem das Cores" e Gilberto Gil, "Toda Menina Baiana"

O Nordeste ainda está representado por Fagner, Chico César, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Xangai e Quinteto Paraíba na trilha. Nomes como Milton Nascimento e parcerias de Ney Matogrosso e Criolo, como em "Algorítimo Íntimo" também integram a trilha sonora.

 

Os intérpretes da nova geração da música popular brasileira trazem mais brasilidade para a novela com suas canções. Agnes Nunes e Neo Beats, Juliana Linhares, Maria Maud, Gilson, Rachel Reis e Mulu se juntam a nomes como IZA, Alice Caymmi, Monica Salmaso e Dori Caymmi numa grande mistura de ritmos e estilos do Brasil. A produção musical de "Renascer" é assinada por Victor Pozas, Rafael Langoni e Rafael Luperi.

 

Lààyè ìmọ̀ àti ìfayà ti àwọn ìràwọ̀!

(Viva a luz e o encanto das estrelas!)

Axé!

 

Letra de "Lua Soberana" de Ivan Lins e Vitor Martins

Com Xênia França e Luedji Luna

Aiá ai caria

Ilê iê ilá aiá

Aia ai caria ila aia

 

Ilê ilê ilá

Essa lua soberana

Sobre as águas de Iemanjá

Ilê ilê ilá

Neste mar de rosa branca

Veio de Madagascar

 

Ilê ilê ilá

Essa lua soberana

Sobre as águas de Iemanjá

Ilê ilê ilá

Neste mar de rosa branca

Essa lua veio a Salvador

Arrastada por um pescador

 

Ilha das marés

Mestre de afoxés

Filho de Olodum

Filho de Olodum

Veio de Madagascar

 

Ilê ilê ilá

Essa lua soberana

Sobre as águas de Iemanjá

Ilê ilê ilá

Neste mar de rosa branca

Essa lua veio a Salvador

Arrastada por um pescador

 

Ilha das marés

Mestre de afoxés

Filho de Olodum

Filho de Olodum

 

Aiá aiá cariá

Ilê iê ilá aiá


Fonte e foto TV Globo - divulgação

9 visualizações0 comentário

Комментарии


WhatsApp-icon.png
bottom of page