top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Terreiro Séja Ɦʊ̀ɲɗe da tradição Jeje Maɦiɲ festeja o Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn


A mais antiga Ʋòɖʊ́ɲsí, Ɛ̀tem Alaíde de Ọya, estará presente na cerimônia

 

O Terreiro Zógɓoɖo Malé Bogʊɲ Séja Ɦʊ̀ɲɗe, matriz do Jeje Maɦiɲ, no Brasil, também conhecido como Roça do Ventura, está sediado desde 1858 no Município de Cachoeira no Recôncavo Baiano. O Terreiro festeja o Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn, anualmente, no começo do mês de janeiro.

 

A festa é dividida em dois finais de semana. No primeiro final de semana, é a oferenda ao Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn; e no segundo, o Gboitá, uma festa litúrgica muito importante para o povo jeje.


No intuito de não só seguir a ancestralidade, como também juntar os descendentes do Terreiro, o calendário fica aberto ao público para que todos possam conhecer a casa matriz do Jeje Maɦiɲ. O ƙwè preserva a uma grande hierarquia consequente de anos de luta dos ancestrais do antigo território do Ɗaɦomé, nos dias atuais, país da República do Benin.


Atualmente, o Terreiro tem como matriarca, a Ɛ̀tem Alaíde de Ọya, sendo a Ʋòɖʊ́ɲsí mais antiga, com 64 anos de iniciada e com todas as obrigações em dia. Ɛ̀tem Alaíde foi iniciada no dia 9 de janeiro de 1960 pela Gayaƙú Parárásí, a penúltima Gayaƙú da Roça do Ventura.


O célebre Ogan Buda de Bobosa, ícone desse Terreiro, se diz feliz por celebrar a festa do Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn e poder convidar todos os filhos e descendentes do Séja Ɦʊ̀ɲɗe.


“Estou muito feliz em poder convidar a toda a família e descendentes do Séja Ɦʊ̀ɲɗe para homenagear os Voduns patronos da Roça: Gbèsèn, Ȿòɠɓɔ́ e Azǎɲsʊ́. A nossa Ɦʊ̀ɲgàn Alaíde também está feliz e espera todos vocês nos dias 7, 14 e 18 de janeiro. Inclusive, no dia 18, encerraremos com o toque para o Ʋòɖʊ́ɲ Azirí.”


Mawu ɲa ɲʊ́ Vòɗʊ́ɲ Sɛ̀m! (Que Deus abençoe os Sacerdotes de Vòɗʊ́ɲ!)


Àcɛ Ɠòɲzoɲ!

 

Foto: Ogan Buda - Ɛ̀tem Alaíde Ọya e Terreiro Séja Ɦʊ̀ɲɗe – divulgação

29 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page