top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Semana com astral de Oxóssi e celebração de Corpus Christi


O Orixá da caça e o seu domínio na fartura


Ọ̀ṣọ́ọ̀sí (Oxóssi) é o senhor dos caçadores, guardião das florestas, que se tornou rei da cidade africana de Kétu, quando matou o pássaro do mal das àwọn Àjẹ́ (as feiticeiras) com uma única flecha e foi aclamado como Ọ̀ṣọ́tọ́kanṣoṣo (atirador de uma única flecha).


Ele é o responsável por alimentar àwọn ará ayé (a população do mundo), por isso seu culto foi relacionado com a celebração católica denominada de Corpus Christi, que relembra a última ceia celebrada por Jesus Cristo, onde ele disse que seu corpo seria o alimento de toda a humanidade.


O Corpus Christi é sempre celebrado numa quinta-feira, que para o Candomblé é o dia da semana dedicado a Oxóssi, chamado também de dia da fartura.


Oxóssi gosta como oferenda do ẹran ẹlẹ́dẹ̀ àgbádo, que é a carne de porco cozida com milho.


Suas cores são o azul, o verde e o branco que simbolizam soberania e atraem fartura.


Um dos seus símbolos é a àkápò, que é uma bolsa tiracolo de couro chamada de làbà.


Os filhos de Oxóssi são inteligentes, ágeis e sempre atentos aos movimentos alheio, pois agem como caçadores em constante observação a caça. São ainda extrovertidos e amistosos, porém se irritam com facilidade, o que os leva a brigas desnecessárias. Na saúde, devem ter cuidado com as articulações e problemas alérgicos.


É a Oxóssi que devemos pedir coragem no enfretamento dos problemas diários, pois por ser um audaz caçador, é ele que nos motiva a confiança, e a vitória. Essa motivação pode nos ajudar a atingir alvos certeiros.


O medo e a indecisão não combinam com Oxóssi, por isso ele é um Orixá triunfante que não desperdiça tempo. Ele nos ensina com sua coragem a não perder as oportunidades. Lembrem-se que na vida, ‘quem não arrisca não petisca’, ou seja, quem não é ousado, ou não age imediatamente, perde as oportunidades de alcançar o que deseja. A dica é: se atirar, acreditando que já deu certo.



Magia de aproximação:


Forre um alguidar de barro com quatro folhas grande de saião. Depois, coloque por cima das folhas, o nome da pessoa escrito quatro vezes num papel branco a lápis.

A seguir jogue por cima do nome uma mistura de pemba azul e branca raladas, misturadas com açúcar cristal e patchouli. Arrie esse alguidar debaixo de uma árvore bonita sem espinhos, fazendo seus pedidos a Oxóssi.


Pergunte ao Pai Paulo:

E-mail de Doroteia Virgílio: Pai Paulo, o Sr. pode explicar o significado da palavra Òbàrà, e um pouco sobre a influência desse Odù na vida das pessoas?


Resposta: olá Doroteia!

A palavra yorùbá Òbàrà, significa: o rei do corpo. As pessoas que tem a influência desse Odù costumam se irritar com facilidade, pois gostam de controlar tudo. São pessoas de muita boa sorte, tanto que nas situações mais difíceis, elas têm ajuda inesperada. Esse Odù indica aquisição de bens materiais e progresso em negócios e em assuntos relacionados a dinheiro. Valeu Doroteia!


Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Ilustração: Oxóssi e a Ceia dos Orixás, por Pai Paulo de Oxalá e Ivan Araújo





8 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page