Buscar
  • Paulo de Oxalá

Santa Sara Kali será homenageada em procissão no Rio


A padroeira do Povo Cigano, Santa Sara Kali, será homenageada pelos fiéis neste domingo, 29, cinco dias após a data que celebra a sua história. Uma procissão em homenagem à santa está marcada para 9h, na Av. Nelson Moura Brasil do Amaral, Praia da Brisa, em Guaratiba. A procissão seguirá pela orla da região em agradecimento e louvor à divindade representada por uma mulher negra, que desperta a esperança de um grupo culturalmente diverso e que conta com uma multidão de devotos.


O destino final do evento, será o Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, terreiro da coordenadora da procissão, Mãe Manu da Oxum, idealizadora do movimento Axé Mulher. Os organizadores pedem que os participantes levem 1kg de alimento não perecível. As cestas básicas montadas com os donativos serão distribuídas pelos membros da instituição religiosa às famílias carentes cadastradas.


''Santa Sara abençoa o maior presente da minha vida, a espiritualidade cigana. Comecei com uma tsara, que é como chamamos os templos ciganos, o que abriu portas para dar prosseguimento à minha missão na Umbanda. Muita gente não dá valor aos ciganos e sua padroeira, mas eles mexem com muitos corações e são responsáveis por incontáveis milagres, além de serem destinados a eles esperança de prosperidade, amor e alegria. Venham para a Brisa!'', convidou a sacerdotisa.


Para quem gosta de uma boa dança cigana, o encontro no Templo será palco para uma apresentação profissional, embalados pelo canto de compositores e cantores da Umbanda.


Além da dança, as pessoas conhecerão mais detalhes sobre a história de Santa Sara Kali, que será contada pela influenciadora e cigana Debyday Gipsy.

''A espiritualidade cigana como abriga culturas de diferentes países, é um grupo muito acolhedor, que tem como padroeira uma mulher negra, representatividade importante num momento onde a luta contra o preconceito se faz indispensável.” Afirmou a influenciadora.


Optchá! Alê arriba!


Fontes: Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana-Mãe Manu da Oxum e Alessandro Valentim




8 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png