Rio, cidade que deu notoriedade aos cultos afros por meio da cultura popular
Comemoração tem shows pela cidade e ato cívico-religioso no santuário Cristo Redentor
Fundada no dia primeiro de março de 1565 por Estácio de Sá, o Rio de Janeiro está completando hoje, 459 anos. O Rio é um dos principais centros turísticos do mundo, sendo a única cidade no mundo com o título de ‘Cidade Maravilhosa’.
Foi na região central do Rio que africanos e seus descendentes tiveram suas moradias. Lá, a cultura afro com suas tradições religiosas foram tão fortes que eles batizaram a região de pequena África.
O Sr. João Alabá, por exemplo, tinha o seu Terreiro, na Rua Barão de São Félix. A sua Ìyá kékeré (mãe pequena) era Hilária Batista de Almeida conhecida como Tia Ciata de Ọ̀ṣun (Oxum). Tia Ciata se tornou uma das maiores referências do samba, pois ela recebia em sua casa, na Praça XI, compositores como Donga, Sinhô e João da Baiana. Foram desses encontros que o samba passou a ter essa imensa aceitação popular e ganhou presença nas escolas de samba, sendo que muitas passaram a mostrar para o mundo a religiosidade afro através dos seus enredos.
Não tem como negar essa maravilhosa africanidade religiosa dessa cidade, em que eu, amazonense, aprendi a conhecer bem. Foi através dessa cidade que eu fui parar lá em Miguel Couto na Baixada, para ser iniciado por Mãe Fomo do Catumbi, minha querida Ìyá Thereza de Oxalá.
Essa cidade Maravilhosa foi o começo de tudo, que me deu fé, família e vida.
Parabéns, Rio de Janeiro, que tem como padroeiro São Sebastião, santo comparado pelos antigos sacerdotes a Oxóssi e que juntos são comemorados em 20 de janeiro.
Quanta sabedoria e quanta proteção para uma cidade unicamente linda!
Axé!
Serviço:
Hoje, 1º de março, a partir das 8h, ato cívico-religioso no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
Abertura com a Execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Cidade do Rio de Janeiro, pela Banda da Guarda Municipal, e terá, em seguida, a Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Após a celebração, haverá o bolo comemorativo 459 anos do Rio e a entrega do troféu “O Mais Carioca de Todos”, produzidos pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA).
“Somos gratos a Deus por tantas bençãos derramadas sobre o Rio de Janeiro e pedimos que abençoe esta nossa terra, cercada de belezas naturais, e esta nossa gente, iluminando os governantes, para que sempre haja paz e prosperidade nesta cidade e ela continue sendo maravilhosa”, afirma o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.
Outros eventos:
Hoje, show da Banda Celebrare, na Casa de Shows Ribalta, na Barra da Tijuca. O repertório reúne sucessos de disco nacionais e internacionais do fim dos anos 70 e início dos 80, além de hits do rock brasileiro dos 80.
Também hoje, sexta-feira, às 18h, show gratuito de Moyseis Marques no Al Farabi, bar e sebo no Centro do Rio. O artista celebrou recentemente uma festa para Yemanjá no mesmo local.
Sábado, dia 2 de março, show que celebra 50 anos de carreira da cantora Alcione, no Qualistage, na Barra da Tijuca. Acompanhada pela Banda do Sol, a Marrom brinda o público com maravilhosos sucessos, como Não Deixe o Samba Morrer, A Loba, Meu Ébano, Estranha Loucura e Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério).
De sexta-feira (1º) a domingo (3), 7ª edição do Festival Ilumina Zona Oeste na Areninha Gilberto Gil, em Realengo e no Museu do Pontal, na Barra. Entre as atrações, todas gratuitas, haverá feira gastronômica, stand-up, atividades para crianças e muita música, com shows da cantora Tati Quebra Barraco e MC Bob Rum.
Foto: Parabéns Cidade Maravilhosa – Pai Paulo de Oxalá
Comments