top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Religiosos da cidade do RJ, pedem inclusão prioritária na vacinação contra a Covid-19


O sacerdócio é o compromisso de resguardar e administrar os preceitos sagrados de uma religião.


Em serviço ao sagrado, o sacerdote empenha-se em tempo integral, com total dedicação.

Nas religiões de matriz africana, o sacerdote é fundamental para a manutenção de cada Axé, e de cada Terreiro. Sem a atuação e a presença do sacerdote, as casas de Santo ficam paralisadas.


Foi o que aconteceu com a pandemia causada pelo novo corona vírus, que parou as atividades e silenciou os atabaques dos Orixás.

Com muitas Casas de Axé e Terreiros parados, sacerdotes afastaram-se dos seus filhos de santo de todos seus seguidores.


Preocupado com a manutenção desses Terreiros e com a saúde desses sacerdotes, o Babalorixá Marcelo Fritz de Oxaguian, que também é coordenador executivo do Icapra (Instituto cultural de apoio e pesquisa às tradições afro), solicitou ajuda ao vereador Márcio Ribeiro (Avante), para que os sacerdotes das religiões de matriz africana sejam incluídos nos grupos prioritários do Plano de Imunização contra a Covid-19.


Segundo Fritz, a ideia surgiu a partir das conversas com; a Undeke ((União Nacional das Ekedes), com sacerdotes do Paraná, que conseguiraminserir as comunidades de Terreiro no plano prioritário daquele Estado, através de um decreto do governador Ratinho Júnior (PSD), e com vários líderes de Terreiros da Bahia, que também reivindicam o mesmo tratamento prioritário na vacinação dos religiosos afro-brasileiros.


O vereador Márcio Ribeiro elaborou uma indicação legislativa na Câmara Municipal do RJ, pedindo a Secretaria de Saúde e ao prefeito Eduardo Paes, que os sacerdotes de todos os credos religiosos sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação anti-covid.

Se a indicação for aprovada, a cidade do Rio de Janeiro será a pioneira no Estado com essa iniciativa.

Ìlera jẹ́ àbáfú ńlá wa!

(A saúde é a nossa maior riqueza!)

Axé!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page