top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Orquestra de Atabaques Alabe FunFun realiza o 5ºFestival Ṣiré Ọ̀dàrà


Evento contemplará personalidades com a medalha ‘Ìyá Nitinha D’Ọ̀ṣun’


Em comemoração aos 20 anos de formação, a Orquestra Alabe Funfun vai realizar neste sábado, 01 de abril, a 5ª Edição do Festival Ṣiré Ọ̀dàrà (Xirê Odara).


O evento faz parte do ‘Movimento Abril Verde’, que é uma lei assinada pela Deputada Estadual Renata Souza (PSOL), e que contemplará com a medalha ‘Ìyá Nitinha de Ọ̀ṣun’, autoridades políticas e líderes religiosos dedicados à luta pela cultura e religiosidade afro-brasileira no combate à intolerância e ao racismo religioso em nosso país.


Inspirada nas palavras em yorùbá ‘Alágbè’ (na Nigéria = tocador da cabaça e no Brasil = tocador de Atabaque-Alágbe) e ‘Funfun’ (a cor branca), o nome da orquestra foi escolhido pela saudosa Mãe Nitinha de Ọ̀ṣun em reverência a Òṣàlá (Oxalá), o Orixá da criação e que usa a cor branca como simbolismo da ética, pureza e harmonia.


E harmonia é o que não falta na orquestra Alabe Funfun que já se apresentou no Museu da República e em palcos famosos, como os dos saudosos Canecão, Scala e Hotel Glória. Também fez shows na sede do Cordão do Bola Preta, ao pé da estátua do Zumbi no Dia da Consciência Negra, na Igreja de São Expedito, no Espaço Sul-América, na Casa França-Brasil, no Armazém do Cais do Porto, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro para o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ (Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria), na Sala Cecília Meirelles e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


O diretor e presidente da Orquestra, Ogan Miguel Alves, fala da comemoração dos 20 anos e do Festival Ṣiré Ọ̀dàrà:

“Estamos muito felizes, pois depois da pandemia nós voltamos com o nosso festival que visa reunir o povo de axé através das cantigas e danças dos Orixás. Estamos completando 20 anos de um trabalho em prol das nossas tradições e também na luta contra a intolerância religiosa”.


O Alabe Funfun é muito bem representado pelas mulheres através do Obìnrin kọrin, que é um segmento da Orquestra dedicado às mulheres.


As apresentações da Orquestra Alabe Funfun chamam a atenção da sociedade para a importância das tradições afro na formação cultural e religiosa do nosso país.

Orin ni iró mímọ́ kí afàiyà gbogbo! (A música é um som divino que encanta a todos!)

Axé!


Serviço:


5ª Edição do Festival Ṣiré Ọ̀dàrà (Xirê Odara) da Orquestra Alabe Funfun. Neste sábado, 01 de abril, a partir das 12h, no Ilé Axé Ìyá Nassò Oká Ilé Oxum. Rua Tamoios 99, Bairro Shangrilá- Miguel Couto, Belford Roxo /RJ.


Foto: divulgação Alabe Funfun



14 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page