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  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

O senhor do manto branco comanda o astral da semana


Ọbàtálá influenciará na compreensão e ajudará na espiritualidade.


Ọbàtálá (Rei do manto branco), Òrìṣàlá, Òrìṣà Ńlá (O Grande Orixá) ou Òṣàlá (O Senhor do Àlá), é também denominado como Ibíkejì Olódùmarè (a segunda pessoa de Olódùmarè-Deus todo poderoso). Ele foi o primeiro ser criado por Olódùmarè, por isso é chamado de Bàbá Ọbarìṣà (Pai e Rei dos Orixás).


Por ter tido a incumbência de criar o mundo e tudo que nele existe, Ọbàtálá é ainda aclamado como Ẹlẹ́da ayé (Criador do ayé-terra-mundo).


Pelos mitos yorubás, Ọbàtálá foi rei dos Ìgbó, um povo cuja aldeia era próxima a uma floresta, onde o lugar daria origem a cidade de Ifẹ̀ (cidade nigeriana considerada pelos yorubás como marco central do mundo. Ainda para eles, Ifẹ̀ foi lugar aonde desceram as divindades, por isso é ela é venerada como uma cidade sagrada).


O dia de culto a Ọbàtálá é a sexta-feira, dia bom para praticar a fé. Para as religiões afro, este é o dia mais importante da semana, pois é nesse dia em que todos usam a cor branca em reverência a Ọbàtálá. A cor branca, além de ser a cor oficial das religiões de matriz africana, simboliza a ética e a pureza, e atrai a paz a fraternidade e nos conecta com a espiritualidade.


Ọbàtálá aceita como oferenda, o ìrẹsí funfun pẹ̀lú oyin (arroz branco com mel de abelha), que pode ser oferecido no intuito de abrandar conflitos.


Ọbàtálá está relacionado às ‘abo ẹranko’ (animais fêmeas), por isso um dos seus maiores símbolos de espiritualidade, é a ‘abo ẹiyẹlẹ́ funfun’ (a pomba branca), que representa o seu poder pacificação.


Magia para saúde:

Cozinhe a canjica branca com açúcar cristal e deixe esfriar. Escreva o nome do doente 16 vezes a lápis num papel branco e coloque no fundo de uma tigela branca. Cubra o nome com a canjica e por cima, coloque as 16 folhas de saião. Cubra tudo com algodão. Arrie debaixo de uma árvore frondosa e peça a Ọbàtálá para dar saúde para aquela pessoa.



Cantinho do leitor:

E-mail de Erike Reis: Pai Paulo, qual é a diferença entre uma gira de Umbanda e um xirê no Candomblé?

Resposta: Ekike, ambos os ritos, são celebrações para os Orixás. O que diferencia é que na Umbanda, as giras são cantadas em português e pode haver incorporação de Entidades como os Caboclos. Já no Candomblé, as cantigas são na língua africana do grupo étnico da cada Nação. Exemplo: Candomblé Kétu, canta em língua yorùbá, Jeje canta em fon, e Angola canta em línguas bantos como: Kimbundo, Umbundo e kicongo. No Ṣiré, só há incorporação dos Orixás. A palavra Ṣiré (Xirê) vem de Ṣe = fazer e iré=brincadeira. Então, Ṣiré aqui no caso significa; ‘cantar com alegria para os Orixás’.


Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Pai Paulo de Oxalá

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