top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Brasil perde Laíla, um gigante no samba e na fé

Atualizado: 19 de jun. de 2021


O mundo do samba está de luto, pois morreu nesta sexta-feira, vítima da Covid-19, aos 78 anos, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, ou o conhecidíssimo diretor de carnaval; ‘Laíla’.


Carioca da gema do Morro do Salgueiro, na Tijuca, Laíla era filho de Xangô com Yansã, e era respeitado pela sua força, determinação e pela sua marcante presença com seus colares sagrados ao pescoço.


Laíla foi confirmado como Ogan no Ilê Axé do Ogun-Já, que é dirigido por Pai Jorge do Ogum-Já e Mãe Ignez de Yansã.


Consternados pela perda, Pai Jorge e Mãe Ignez exaltaram a importância de Laíla, não só para o carnaval, como também para as religiões de matriz africana.


“Laíla era um homem de muita fé, mostrou com grandeza ao mundo a sua religião, através de grandes carnavais, inspirados na ancestralidade cultural das religiões de matriz africana. Era candomblecista assumido, pois tinha um imenso orgulho de exibir seus fios de conta, o que era, sua marca registrada”. Avaliou Pai Jorge.


Já Mãe Ignez, relembrou os anos de convívio de Laíla no Ilê de Ogum-Já, e fêz um pedido a Olódùmarè (Deus todo Poderoso):

“Foram anos de convivência. Ele foi um grande mestre, que nos ensinou muito sobre o mundo do carnaval. Corajoso, não tinha medo de inovar. Trouxe muita alegria para as agremiações que comandou. "Que Olódùmarè o receba com muita luz!”


Laíla, tinha mais de 50 anos de trajetória no samba, conquistou oito títulos no carnaval do Rio de Janeiro, e trabalhou pela Beija-Flor, Salgueiro, Vila Isabel, Unidos da Tijuca, União da Ilha, entre outras Escolas de samba.


Nas redes; amigos, artistas e jornalistas comentaram a trajetória de Laíla.


O jornalista e comentarista de carnaval, Leonardo Bruno, escreveu:

"Laíla foi figura importante na construção de 2 máquinas do carnaval: o Salgueiro dos anos 60/70, e a Beija-Flor das décadas seguintes. É o homem que mais vezes foi campeão na folia. É gigante!"


Iṣẹ́ dára jẹ àìkú nìpasẹ ìtàn!

(O bom trabalho é eternizado por sua história!)


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page