O que é o ritual do Ajere reproduzido em ‘Vai na Fé’
- Paulo de Oxalá
- 25 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Ontem, sexta-feira, 24 de fevereiro, numa cena de “Vai na Fé“, novela das 19h da TV Globo, o advogado Ben que vivido pelo ator Samuel Assis, na busca das famílias que perderam pessoas no acidente responsável pela morte do personagem Carlão (Che Moais), chegou a Terreiro de Candomblé na hora do ritual do Ajere, que pertence a Ṣàngó (Xangô) e a Yánsàn (Yansã).
O Ajere é ritual feito com brasas em uma panela de barro com pequenos furos. Esta panela é entregue ao Orixá Xangô que dança em volta de uma fogueira. Por Xangô e Yansã disputarem o poder do fogo, em determinado momento da cerimônia, essa panela é entregue para Yansã, pois só ela de fato é que saí para despachar o Ajere.
Este ritual remete ao ìtàn (mito yotrubá) em que Olódùmarè (Deus todo poderoso), confiou que Yansã fosse levar uma panela que continha o Akara (bolas de fogo), que eram o segredo do fogo de Xangô.
No meio do caminho, Yansã encontrou com Èṣù (Exu) e lhe perguntou se ele tinha algo para ela comer. Exu muito astuto e sabendo da curiosidade das mulheres, lhe disse:
“Não tenho nada, mas dentro dessa panela tem bolos bem gostosos, abra e verá!”.
Yansã que estava curiosa com o que tinha dentro da panela, não pensou duas vezes, abriu a panela e comeu um dos bolinhos. Só que a partir daí, ela começou a soltar fogo pela boca e narinas assim como Xangô.
Ela então perguntou a Exu, o que tinha acontecido. Exu então lhe disse, que ela agora também tinha o mesmo poder de cuspir fogo como Xangô. Que ela passaria a fazer parte dos rituais do fogo.
Yansã seguiu viagem, e ao chegar no palácio de Xangô, entregou-lhe a panela calada.
Xangô abriu a panela e sentiu falta de um dos bolinhos. Então, perguntou a Yansã o que tinha acontecido? Só que ela ao falar cuspiu fogo sobre Xangô, que logo percebeu que ela havia descoberto o segredo do fogo.
Por isso, que durante o ritual do Ajere, os dois disputam a panela que contém o poder do fogo.
Parabéns aos atores, produtores, diretores, grupo técnico, a escritora Rosane Svartman e toda a TV Globo que de forma fidedigna mostraram esse belo ritual de Candomblé.
Lọ ni ìgbàgbọ́! (Vai na fé!)
Axé!
Fotos: reprodução TV Globo
Comments