top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

O poderoso Ọba Kòso comanda o astral da semana







Momento para praticar a empatia e se afastar dos maldosos


Ṣàngó (Xangô), o Òrìṣà (Orixá) rei e guerreiro, soberano de Ọ̀yọ́, foi aclamado pelos seus súditos com a expressão ‘Ọba Kòso’ (o rei não se enforcou), quando eles encontraram o seu Ṣẹ̀rẹ̀ (chocalho sagrado responsável pelo barulho da chuva), em baixo do Ìgbéèlùjù (Imbondeiro - baobá, a árvore dos mil anos) próximo a um Òkè (monte).

Foi a partir daí, que Xangô foi reconhecido como Orixá (divindade yorubá).


Ọba Kòso é o guardião dos espíritos dos ancestrais dos àwọn Aláàfin de Ọ̀yọ́ (reis de Ọ̀yọ́), que após a morte física, os espíritos passam a residir no interior do tronco do Ìgbéèlùjù, guardado por Kòso.


Por sua ligação com o Ìpìlẹ̀ (chão-terra), Kòso é o único Aláàfin que aceita Àjábọ́ e orógbó na tásà amọ̀ (vasilha de barro).


As cores de Ọba Kòso são: marrom, branco e vermelho que simbolizam juízo e atraem credibilidade.


De todos os àwọn Òrìṣà Ọba Ọ̀yọ́ (todos os reis da cidade de Ọ̀yọ́ reverenciados como divindades), Kòso é o primeiro a ser louvado nas àwọn ìwúre mímọ́ (rezas sagradas).


Seu dia de culto é a quarta-feira, que é um ótimo dia para comércio.


Ọba Kòso é enérgico e ousado. É para ele que podemos pedir força e coragem para enfrentarmos os obstáculos diários. Por ser justo e poderoso, Kòso nos protege contra as maldades e injustiças, e nos estimula a empatia.


No jogo de búzios por Odù, Ọba Kòso fala no Odù Éjìlàṣẹbọrà, que na parte positiva indica dinheiro imediato e sorte em jogos. Já na parte negativa, esse Odù indica estresse e desespero. Quando esse Odù cai no jogo, ele indica Ẹbọ (oferenda-trabalho) para afastar prejuízos.


Para afastar negatividades:

Coloque doze quiabos num morim branco com um punhado de arroz com casca. Depois, faça uma trouxa, e passe pelo ambiente fazendo seus pedidos a Ọba Kòso. Depois, enterre essa trouxa debaixo de uma árvore sem espinhos.


Pergunte ao Pai Paulo:

WhatsApp de Oziel Farias: Pai Paulo, o senhor poderia falar um pouco dos filhos Oxalufan?


Resposta: Oziel, os filhos de Oxalufan são conciliadores, de espirito benevolente. Devem ter cautela com a teimosia que podem levá-los a situações embaraçosas. Na saúde, o cuidado é com as pernas.


Faça sua pergunta pelo WhatsApp(21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Ọba Kòso - Pai Paulo de Oxalá


5 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page