top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Neste domingo, a Globo News apresenta: ‘Ọbàtálá, o Pai da Criação’


Ọbàtálá, Òrìṣà ńlá ou Òṣàlá é o grande criador do mundo, dos seres humanos, e também é venerado pelos Orixás. Por ter o poder do nascimento e da vida, Ọbàtálá é respeitado como um Orixá onipotente, para quem todos se curvam.


E foi reverenciando Ọbàtálá e Mãe Carmen de Oxalá, que foi lançado no Terreiro do Gantois em setembro de 2019, o álbum: “Ọbàtálá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”, que reúne grandes nomes da MPB.


O sucesso foi imediato e virou o documentário: "Obatalá, o Pai da Criação", que vai ser exibo pela Globo News, neste domingo, dia 10 de janeiro.


O projeto musical tem a participação de Gilberto Gil, Alcione, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Nelson Rufino, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Marisa Monte, Jorge Ben Jor, Margareth Menezes, Márcia Short, Ivete Sangalo e Mateus Aleluia.

O cantor Gilberto Gil fez uma avalição do empreendimento: “Esse trabalho tem uma função importante de registro, uma função didática, uma função pedagógica, de instrução, de valorização e de referência para a Bahia e o Brasil como um todo. O Candomblé é um elemento importante da civilização brasileira e o disco é um aspecto importante do Candomblé”.


O álbum “Ọbàtálá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”, foi indicado na categoria de Melhor álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa no Grammy Latino.

O documentário foi produzido pela Globo News em parceria com a Gege Produções. A coordenação do projeto é de Leticia Muhana, com roteiro e narração de Cristina Aragão. Já montagem é de Renata Baldi.


Além dos artistas louvando os Orixás, o documentário mostra ainda, imagens inéditas do Terreiro do Gantois, com Mãe Carmen, os Ogãs, e também Dona Cici, que trabalhou muitos anos com Pierre Verger.


Ọbàtálá ki wa bò pẹ̀lú àlà mímọ́ rẹ òní àti láilái!

(Que Ọbàtálá nos cubra com seu manto sagrado hoje e sempre!)

Axé!


Serviço:

Documentário ‘Obatalá, o Pai da Criação’ na Globo News, domingo, dia 10 de janeiro às 6h e às 23h.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page