top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Nesta semana o axé de Oxaguian nos ajudará nas superações


Foto: Òṣàgiyán (Oxaguian) - Pai Paulo de Oxalá


Orixá também é reverenciado aos domingos


Òṣàgiyán (Oxaguian) é um dos Orixás funfun, ou divindades que se vestem de branco. Esses Orixás são liderados por Ọbàtálá ou Òṣàlúfọ́n, que também é chamado de Òrìṣàlá-Òrìṣà Ńlá (o grande Orixá), Òṣàlá (Oxalá) ou ainda de Ọbarìṣà ou Bàbárìṣà (Rei e Pai de todos os Orixás).  


Nos àwọn ìtàn (nos mitos yorubás), Oxaguian foi Akinjole, neto de Odùdúwà, o fundador da cidade Èjigbò. Como Oxaguian era o rei de Èjigbò, e gostava muito de inhame, ele passou a ser chamado de Eléjìgbò Ògiyán (Rei de Èjigbò e Senhor comedor de inhame). Daí o nome Òṣàgiyán, ou Orixá comedor de inhame ou ainda Orixá do inhame.


De todos os Orixás funfun, Oxaguian é o único que usa em seu ìlẹ̀kẹ̀ (colar de contas), o sẹ̀gi (uma conta azul). Isso é porque em terras yorubás, muitos Orixás com ligação a Ògún o Senhor da guerra, usam a cor azul, em suas indumentárias. Como por exemplo: Ìyá Òguntẹ́, Ọ̀pàrà e o próprio Òṣàgiyán.


Aqui no Brasil além das sextas-feiras, Oxaguian também é reverenciado aos domingos, pois no ritual das Águas de Oxalá, é o no 3º domingo que é realizado a cerimônia do Ọjọ Odó Òṣàgiyán (Dia do Pilão de Òṣàgiyán), por isso Òṣàgiyán é denominado de: “Ògbéni nã tání ọjọ olúwa ijọ̀sẹ̀!” (O Senhor do domingo!). Aliás, ninguém pode realizar o ritual do Pilão em outro dia da semana.


A característica principal de Oxaguian é a coragem, por isso é a ele que devemos pedir disposição para o nosso dia a dia e alcançar nossos objetivos. O pioneirismo e o dinamismo de Oxaguian, nos leva as inovações, as superações, ao controle das situações e as vitórias.


No jogo de búzios por Odù, Oxaguian está ligado ao Odù Éjìonílè, que na forma positiva fala de evolução espiritual. Já na forma negativa ele fala de problemas mentais. Quando esse Odù cai no jogo, ele indica ẹbọ para Orí (cabeça).


Para obter vitórias sob a proteção de Oxaguian:


Cozinhe meio quilo de canjica, escorra e coloque em uma tigela branca. Cozinhe um inhame kará, descasque-o e amasse bem até fazer um purê. Depois, faça oito bolas e coloque por cima dessa canjica. Regue tudo com mel de abelha, e arrie numa mesa ou prateleira com um copo d’água e uma vela fazendo os seus pedidos a Oxaguian. Deixe por três dias e depois despachem nos pés de uma árvore. Aprenda magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá, e com o livro Dicas de Um Pai de Santo.


Pergunte ao Pai Paulo:

 

WhatsApp de Maria Cândida: Pai Paulo, posso dar doces para minha Pombagira?

Resposta: Pode sim. Além da farofa doce, você pode dar frutas cristalizadas.

 

Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com



 

 

 

 

21 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page