top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Nanã, a matriarca dos Orixás comanda o astral da semana


Momento bom para aconselhamento espiritual


Nàná (Nanã) é considerada a avó dos Orixás. Sua origem vem do povoado ewé de Dumé, da região de Dassá-Zoumé do antigo Dahomé. Lá ela era cultuada com o nome de Vòdún Ànàbíkò. No entanto, o seu culto foi levado pelos fons para o centro-oeste da Nigéria, mais precisamente para o Níger e o Kwara. Esses dois estados eram habitados pelos povos Tapas, que decidiram erguer um templo para cultuar aquela divindade, que passou a ser chamada por eles de Nàná Burúkú (ancestral que controla o mal).


Nanã é a divindade feminina mais antiga do elemento terra. Ela domina a lama os pântanos.


Seu culto remete ao começo do mundo, bem antes do homem descobrir o ferro. Ela representa a avó, a matriarca familiar que sob o seu entendimento e experiência adquirida, nos ensina a ter paciência, tolerância e respeito.


É para Nanã que devemos pedir disciplina e compreensão.

Você que quer aprender alguma coisa e acha difícil, peça com fé a Nanã, certamente ela lhe ouvirá.


Muitas das vezes nos queremos ajudar alguém com orientações, mas a pessoa, não ouve, não dá ouvidos, então nós podemos pedir a Nanã, que ilumine com sabedoria aquela pessoa e lhe ajude a encontrar a felicidade!


Nanã no jogo de búzios e seus atributos:

No jogo de búzios por Odù, Nanã fala no Odù Éjìọlọgbọn, que significa no lado positivo, espiritualidade e proteção. Já no lado negativo, ele fala de perdas e perturbações de Égun. Quando esse Odù cai no jogo, ele indica Ẹbọ (ebó) urgentíssimo.


Nanã gosta de taioba temperada com cebola e dendê.

Ela é a mãe de Omolu e Oxumarê, por isso seu assentamento fica ao lado deles.

Seu dia de culto é a segunda-feira.

Suas cores são o branco e o lilás.

Saudação é Saluba, que na língua fon-toli, das regiões de Zoumé e Savè significa: Pantaneira, uma alusão aos domínios de Nanã.


Como qualidades os filhos de Nanã são responsáveis, benevolentes, gostam de crianças e estimam educá-las. Eles também são atentos e seguros. Já os seus maiores problemas, estão nas críticas mordazes que fazem das pessoas, na teimosia e na ranhetice. Quando implicam com alguém são perseguidores implacáveis.


Magia de Nanã para ajudar a memória:

Pegue uma cabeça de cera, e enche-a com canjica temperada no azeite doce com folhas de taioba picadas. Depois, enrole essa cabeça num morim branco e enterre-a debaixo de uma árvore bonita.


Pergunte ao Pai Paulo:

WhatsApp de Elenilda Rocha: qual é o animal dedicado e Nanã?

Resposta: Nanã tem dois animais ligados a ela. A Òwíwí (coruja), que é símbolo da sabedoria, e Òto (a rã), que simboliza liderança e ancestralidade.


Assista esse vídeo sobre Nanã:



Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Nanã, ilustração de Pai Paulo de Oxalá





19 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page