top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Muhcab sediará o encontro ‘Ciclo da Vida na perspectiva yorubá’


Foto: Bàbáláwo Sandro Ifátọrẹrá e a Ìyálórìṣà Paula de Ọdẹ - Pai Paulo de Oxalá


Diálogo mostrará a visão africana sobre a vida e sobre a morte


Fazendo parte da região que foi denominada pelo cantor e compositor Heitor dos Prazeres como a ‘Pequena África’, o Centro Cultural José Bonifácio foi fundado em 1877, por Dom Pedro II como a primeira escola pública da América Latina.


Vizinho ao Cais do Valongo, na Gamboa, o palacete faz parte do circuito histórico e arqueológico da ancestralidade africana na cidade do Rio de Janeiro e atualmente comporta o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) que foi inaugurado em 2021.

O papel fundamental do Muhcab é resgatar e preservar as tradições africanas através de espetáculos, palestras, gastronomia, seminários e encontros, que visam também agregar o povo das religiões de matriz africana, como será o Encontro, ‘Ciclo da Vida na perspectiva yorubá,’ que contará com a participação da Ìyálórìṣà Paula de Ọdẹ, do Bàbáláwo Sandro Ifátọrẹrá e convidados.


A pauta do projeto é dialogar e mostrar a visão yorubá, sobre o mito da criação do mundo, como o nascimento, o ciclo da vida, e a morte.


Esse olhar nos possibilita enxergar a vida de outras formas e valorizar a pluralidade da cultural africana. S


A inciativa do projeto surgiu no Ilé Àṣẹ Ìṣẹ́gun Ọdẹ por todo o ẹgbẹ́ (sociedade do Terreiro), compreender a necessidade e a importância da existência de ações, que deem visibilidade e valorizem os saberes tradicionais e culturais africanos presentes no nosso país.

Lààyè àwọn mọ̀ òkú Ọ̀run!

(Viva os saberes ancestrais!)


Serviço:

Encontro ‘Ciclo da Vida na perspectiva yorubá’, neste sábado, 01 de abril a partir das 12h, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro. Entrada grátis. Realização do Instituto Ọṣẹ Dúdú, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Programa de Fomento Carioca (Foca).


Foto: Bàbáláwo Sandro Ifátọrẹrá e a Ìyálórìṣà Paula de Ọdẹ - Pai Paulo de Oxalá


0 visualização0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page