top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Mercadão louva a Ogum e a São Jorge


Polo comercial incentiva a fé nos venerados guerreiros


Conta a lenda africana que Ogum é um Orixá guerreiro e desbravador de caminhos e que se tornou rei da cidade de Ìrè, após derrotar os invasores daquela cidade.


Já São Jorge também foi um guerreiro, oriundo da Capadócia, na Turquia e que derrotou um terrível dragão que atormentava os habitantes da cidade de Silena, na Líbia.

Tanto Ogum quanto São Jorge são muito venerados e aclamados como protetores dos menos favorecidos.


No intuito de preservar e fortalecer a fé nesses guerreiros, é que o diretor de marketing do Mercadão de Madureira, Marcelo Durval, junto com líderes das religiões de matriz africana irá promover na próxima terça-feira, 04 de abril, a ‘Abertura dos Festejos de São Jorge e Ogum do Mercadão de Madureira’.

Marcelo diz que é muito importante esse encontro de fé do povo de Terreiro ser no Mercadão.

“O Mercadão é um lugar de resistência, onde os artigos afro mantem vivas as tradições religiosas em nosso país. Esse setor tem muito destaque nesse polo comercial, por isso toda iniciativa que vise estimular a fé das pessoas é sempre bem-vinda. Nós estamos sempre apoiando não só os festejos de Ogum-São Jorge, como também os de São Cosme e Damião e os de Yemanjá”.


Outro que respalda o apoio é Pedro Silva, presidente da Associação Comercial do Grande Mercado de Madureira –Acogramm.

“São Jorge é um santo muito popular; e Ogum, um Orixá festejadíssimo. Portanto, nada mais que devido celebrarmos os dois ao mesmo tempo, dentro do espaço do Mercadão, que é um ponto de encontro do povo de Terreiro, que vem à procura de artigos para os seus rituais religiosos”.


Mãe Mirian de Oyá e Pai Nando de Oxaguian são os apresentadores oficiais do festejo.



“O Mercadão é um lugar de suma importância para aquisição dos nossos produtos religiosos. Podermos estar dentro desse estabelecimento, junto com o povo de santo, numa comemoração que promove as nossas tradições e a fé, é maravilhoso. Agradeço à direção, ao setor de marketing e a todos que nos apoiam. Peço ao povo de Terreiro que venha e se junte a nós nesta celebração”. Fala Mãe Mirian entusiasmada.


Pai Nando fala que o festejo é de todos.

“Essa celebração começou em uma live com meu Pai Renato de Obaluaiyê. Depois, ela cresceu e virou um evento que tem o intuito de louvar Ogum como Orixá de grande proteção, e São Jorge que é um santo de coração de milhares de pessoas. Por isso, independente do credo, venham cantar, dançar e rezar para os dois guerreiros, pois o festejo é de todos!”


Salve Ogum e Viva São Jorge!

Axé!


Serviço:

Abertura dos Festejos de São Jorge e Ogum, terça-feira, 04 de abril, às 15 horas, no segundo piso, ao lado da escada rolante do Mercadão de Madureira. Av. Min. Edgard Romero, 239 - Madureira, Rio de Janeiro.


Fotos: divulgação do Mercadão de Madureira - Pai Paulo de Oxalá e Nando de Oxaguian

7 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page