top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Bienal do Livro 2023 destaca as escritoras negras


Evento reconhece a força da mulher negra na literatura


Inaugurada nesta última sexta-feira, 1 de setembro, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, está comemorando 40 anos de contribuição na valorização e divulgação da literatura em nosso país.


Nesta edição de 2023, um dos destaques do evento, são as escritoras negras.

Aqui no Brasil, os primeiros livros escritos por mulheres negras datam a partir de 1850, com o lançamento de poemas e contos de escritoras como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez.


A presença de escritoras negras na Bienal do Livro de 2023, amplia a voz da mulher preta, oferendo histórias e experiências, e sugerindo reflexões sobre temas como racismo, identidade, gênero, cultura e sociedade. Ao longo do tempo, essas autoras têm contribuído significativamente para o mundo da literatura, desafiando estereótipos e estabelecendo uma nova visão literária.


Dentre as obras de escritoras negras brasileiras que participam da Bienal, destacamos: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Ynaê Lopes dos Santos, Cidinha da Silva, Eliana Alves Cruz, Eliane Marques, Stephanie Borges, Natasha Felix e Cristiane Sobral.


No Campo internacional temos Chimamanda Ngozi Adichie e Toni Morrison que faleceu em 2019.


Todas essas autoras falam sobre experiências de mulheres negras, e abordam temas como racismo e identidade.


É crucial reconhecer que a literatura é uma ferramenta poderosa para a inclusão e a representação.


Ao destacar escritoras negras, a Bienal do Livro de 2023, reconhece a importância de ouvir e compartilhar histórias de diversas vozes. Essas mulheres, sabiamente nos convidam a explorar suas experiências, refletir sobre o respeito, e de fato confirmar que a literatura é uma ferramenta importantíssima para a inclusão equitativa e representativa da mulher preta na sociedade.


A Bienal do Livro 2023, acertou em cheio.


Lààyè àwọn obìnrin dúdú!

(Viva as mulheres negras!)


Axé!


Foto de divulgação-internet: Escritoras negras na Bienal 2023: Carolina Maria de Jesus / Conceição Evaristo / Ana Maria Gonçalves / Ynaê Lopes dos Santos / Cidinha silva / Eliana Alves Cruz / Eliane Marques / Stephanie Felix / Cristiane Sobral / Chimamanda / Toni Morrison



4 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page