top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

A semana de Ọbà será ótima para elevar a coragem e tomar decisões!



O alerta da guerreira, é o cuidado com o dinheiro


Filha de Yemọja (Yemanjá) com Òṣàlá (Oxalá), Ọbà é conhecedora de muita magia e é ligada às Ìyámi àjẹ́ (as mães feiticeiras), o que a fez ser temida na cidade nigeriana de Elékò. Por causa disso ficou conhecida como: Ọbà Elékò, ou a senhora da sociedade de Elékò. Ela é uma guerreira dona de um rio com o seu nome. Se veste de amarelo e vermelho, cores que simbolizam lucidez e atraem aprovação. Ọbà comanda a paixão e representa aquela mulher que luta até os seus limites, por amor.


Dona de uma sinceridade ímpar, os filhos de Ọbà são íntegros, honestos e com um grande senso de justiça. As pessoas desse Òrìṣà (Orixá) têm opinião forte, são sábias, mas também capazes de severas críticas.


Conta um mito que Ọbà era temida pelos homens, pois manejava com maestria a espada e o arco e flecha. Isso fazia dela uma mulher defensora das outras mulheres, e que se impunha diante dos homens.

Junto com Ṣàngó (Xangô), Ọbà protege tudo que é ligado a justiça, por isso é invocada em processos, e em casos de violência.


É a Ọbà que podemos pedir proteção contra constrangimentos que desiquilibram o estado emocional e psicológico. Ọbà também aguça a nossa intuição necessária para a tomada de decisões, e eleva a nossa coragem e autoestima, que são indispensáveis para enfrentar as adversidades.


Por outro lado, e por conta de sua disputa com Ọ̀ṣun (Oxum) pelo amor de Ṣàngó (Xangô), Ọbà é vista como o Òrìṣà (Orixá) do ciúme. Porém não podemos esquecer que em alguns casos, o ciúme pode até colaborar para estimular o amor. Eu disse em alguns casos em gente! Por conta disso Ọbà é o Òrìṣà (Orixá) das grandes paixões que protege aos que passam por sofrimentos desencadeados pelas desilusões amorosas.


Ọbà gosta como oferenda do bọbọ iṣu, que é a papa de inhame cozido, temperado com cebola ralada, camarão seco, gengibre e dendê.


Seus dias de culto são os sábados e as quartas-feiras. Ótimos dias para resolver problemas de justiça e assinaturas de papéis.


Na natureza ela atua nos encontros dos rios e nas penínsulas.


Seus metais são o cobre e a platina.


Ọbà atua na água, na terra, mas tem como elemento principal o fogo.


Sua pedra é a esmeralda e o seu perfume é o Musk que pode ser usado as quartas e aos sábados.


Sua saudação é: Ọbà ṣi! Ọbà ṣiré!


Magia para arrumar trabalho:

Pegue uma maçã verde, parta ao meio e coloque as duas bandas em cima de um prato de papelão forrado com folhas de mangueira. Coloque em cada banda uma moeda do mesmo valor. Depois, pingue em cima da moeda que fica no seu lado direito, azeite doce, e na que fica no esquerdo, dendê. Arreie tudo debaixo de uma árvore que fique próximo a uma estrada.


Pergunte ao Pai Paulo:

Meu nome é Luana Camargo, sou de Yansã, mas amo a minha ‘Pombagira Menina da Estrada’, pois não faço nada sem consulta-la. Só que um Pai de Santo me alertou que eu não posso cultua-la de forma tão apaixonada, ou seja acima de Yansã. É verdade isso Pai Paulo? O que pode acontecer?

Resposta: Luana, o Pai de Santo que falou com você, está certo. Devemos culto em primeiro lugar a Orí (nossa cabeça), que é guardada pelo nosso Orixá. Vou te dar um exemplo próprio: eu também assim como você, amo Tranca Ruas de Imbaré que é uma Entidade. Porém sou iniciado para Oxalá que é o meu Orixá. Então, eu não posso exaltar Tranca Ruas mais que Oxalá. Então, ame sua Pombagira, mas ame muito mais Yansã! Um axé para você Luana!

Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Pai Paulo de Oxalá

15 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page