top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

A Luta do Ogan Buda de Bobosa pela Nação Jeje



Nascido na histórica e bela cidade de Cachoeira na Bahia, Edvaldo Conceição, 44 anos, tinha apenas seis meses de vida, quando foi apresentado aos Voduns por Gayaku Aguési, que também mais tarde, em 1995, faria a sua confirmação para Avimaje e Agué.

A partir daí, Ogan Buda teve seu nome destacado no meio do povo de santo e decidiu lutar pelas tradições do Terreiro Zógbódó Màlé Seja Húnde, também conhecido como a Roça do Ventura, matriz do Jeje Mahin, no Brasil.


Em 2014, ele viajou para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro com um colóquio sobre a Nação Jeje.

O sucesso foi tão excepcional que lhe motivou mais ações em prol do Jeje. Junto com o Comitê Facilitador do Fórum Social Mundial 2018, a Confederação Nacional de Turismo e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ogan Buda recebeu naquele ano a Comitiva Real do Benin, composta pelo Pontífice do Culto ao Vòdún no Mundo e Rei de Toda Ouidah, Rei Hounon – Houwamenou Daagbo, a Rainha de Ouidah, Acackpo – Kpessi Ko’Ndodo e o Soberano de Agouagon, Rei Quenum – Gustave Espoir. A recepção ocorreu no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.


Em outubro de 2022, Ogan Buda junto com Sra Ɦʊ̀ɲgàn Marlizinha D’ Ọ̀ṣun homenagearam, in memoriam, os 110 anos de iniciação de Tata Fomutinho-Ọ̀ṣun-Deí.

A festa reuniu uma multidão de vodun-sis (pessoas iniciadas na Nação Jeje).


Sr. Tata Fomotinho foi o grande precursor da Nação Jeje no Rio de Janeiro. Ele iniciou pessoas que se tornaram referência, como os Srs. Jorge de Yemanjá, Djalma de Lalu e Zezinho da Boa Viagem. Sem a sua iniciativa, a Nação Jeje no Rio de Janeiro não teria o reconhecimento que tem.


Ogan Buda de Bobosa se diz feliz por estar conseguindo conscientizar o povo Jeje de sua força.

“É com muita luta, mas estamos conseguindo que o povo Jeje também nos acompanhe no objetivo de preservar e difundir a tradição dos Voduns.”


ƙɔlofɛ́ Ogan Buda de Bobosa! Parabéns e que Mawu e Aholo Gbèsèn e todos os Vòɗʊ́ɲ (s) continuem lhe abençoando hoje e sempre!


Àcé Gonzon!


Foto: visita dos monarcas do Benin – divulgação / Agen Afro








55 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page