top of page
Buscar

21ª Festa de Yemanjá do Mercadão tem esquenta de alegria e fé


Celebração é patrimônio cultural carioca e faz parte do calendário oficial da cidade

 

Em 2000, quando o Mercadão de Madureira o principal centro de comercialização de artigos religiosos afro-brasileiros do país foi destruído por um grande incêndio, parecia ser o fim daquele conhecido espaço comercial. Na ocasião, os amigos e comerciantes Hélio Sillman e Guaracy Coutinho se juntaram em orações e prometeram a Yemanjá que se o Mercadão voltasse a funcionar eles fariam uma procissão com uma imagem de Yemanjá de Madureira até Copacabana.


E o grande milagre aconteceu, pois em 5 de outubro de 2001, o Mercadão de Madureira reabriu as portas ganhando mais espaço entre os seus corredores, e teve a implementação de escadas rolantes e um sistema de ar condicionado.


Então, cumprindo a promessa, Hélio e Guaracy no ano de 2002, se uniram ao povo de Umbanda e Candomblé, a muitos líderes religiosos, e também contando o apoio da administração do Mercadão, realizaram a 1ª Grande Festa de Yemanjá. A partir daí, à Festa nunca mais parou. Exceto na pandemia do coronavírus em 2020.

Sendo uma das populares Festas de Yamanjá do país, a Festa de Yemanjá do Mercadão é patrimônio cultural carioca e faz parte do calendário oficial da cidade. A celebração reúne centenas de pessoas que lançam ao mar vários barquinhos com oferendas e pedidos dos religiosos.


Hélio Sillman contou com exclusividade para o blog, como vai ser a programação desse ano.


“Como se tornou tradição, a Festa de Yemanjá é sempre no dia 29, de dezembro, que aliás, nesse ano cai numa sexta-feira, dia de Oxalá, aumentando assim a força da festa. Nessa edição, nós vamos nos concentrar a partir das 10h no Mercadão, e faremos uma lavagem com pétalas de rosas brancas nas escadarias. Depois, vamos fazer uma louvação aos Orixás, e sairemos às 15h em carreata em direção ao Posto 4 de Copacabana. A grande novidade desse ano, é que enquanto estivermos cantando para os Orixás no Mercadão, e tendo a narração do momento na voz de Mãe Mirian de Oyá, simultânea lá no Posto 4, estará Pai Nando de Oxaguian fazendo um esquenta de alegria e fé na orla de Copacabana. A nossa intenção, é chamar a atenção de todos ali, e fazer com que público também participe da celebração a Yemanjá. Nós também estamos pedindo, que as pessoas levem 3 kilos de alimentos não perecíveis, que serão trocadas por lindas camisas estampadas com a imagem da Rainha das águas. A percussão e os cânticos na hora da entrega dos presentes a Yemanjá no mar, estão ao encargo do curimbeiro Genario de Xangô. Aproveito para convidar a todos para participarem dessa grandiosa Festa que realizamos com muita alegria e fé!”

 

Odò fẹ̀ àyaba!

Odò ìyá!

Salve Yemanjá!

Axé!

 

Serviço:


Festa de Yemanjá do Mercadão de Madureira. Concentração às 10h no Mercadão - Avenida Ministro Edgard Romero, 239, Madureira. Saída da carreata de Yemanjá em direção ao Posto 4 em Copacabana, às 15h. Previsão da chegada 17:30h.


Foto: Yemanjá e Hélio Sillman – Mercadão de Madureira -divulgação

 

 

 

 

20 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page