Espetáculo Afro Libertador valoriza a luta contra a Intolerância Religiosa
Depois da Cidade das Artes, Museu de Arte do Rio, Museu da História e da Cultura Afro Brasileira, Memorial Getúlio Vargas, Teatro Gonzaguinha e Festival de Curitiba o espetáculo Libertador - Performance Ritual Padê de Exú, a partir do poema de Abdias Nascimento com direção de Gatto Larsen e Figurinos de Rubens Barbort e Atuação de Thiago Viana chegará com seu movimento em três únicas apresentações na Baixada Fluminense.
No espetáculo, o contador de histórias percorre por lembranças de tempos imemoriais, quando através da Cosmogonia Africana, nos conta aspectos da criação do mundo e inicia a caminhada até alcançar os dias atuais. Apesar da apresentação, de momentos próprios da ritualística da herança africana, o monólogo não caminha apenas no território do sagrado, mas, o que ele propõe é reverenciar o sagrado até chegar a um tempo atual, onde o poema “Padê de Exu, Libertador”, de Abdias Nascimento, ecoa no ator como um misto de denúncia a intolerância e apelo a liberdade religiosa e expressão.
Com produção executiva de Wildson França e Realização da Cena Portuária Produções em parceria com Kuanza uma celebração afro brasileira. O espetáculo será apresentado: dia 13 de setembro, às 20 horas, na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, Nova Iguaçu. (Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu/RJ.
Dia 28 às 20h, e 29 de Setembro às 18 horas, no Gomeia Galpão Criativo, Caxias (R. Dr. Lauro Neiva, 32 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias/RJ.
Kíkí Èṣù! (Salve Exu!) Láaròyè Èṣù! (O comunicador das esferas!)
Axé!