Os cânticos sagrados dos Orixás
Para os yorubás, o író ti orin (o som musical) é o elo de comunicação com os Òrìṣà (Orixás). Para eles, os cânticos dos Orixás descrevem os mitos e exaltam as características de cada Orixá. Estes cânticos são acompanhados de Jó mímọ́ (uma dança sagrada), com gestos e passos que desenvolvem exuberantes coreografias que remetem à força, habilidades e extraordinárias façanhas realizadas pelos Orixás.
Por ser uma religião de origem africana, os cânticos e todas as ritualísticas no Candomblé são feitos em idiomas nativos, originários de cada etnia daquele continente. Por exemplo:
O Candomblé de etnia Kétu (Nigéria), fala e canta no idioma yorùbá. Kọrin Òrìṣà (Cantigas dos Orixás).
O Candomblé de etnia Jeje (Benim, antigo Dahomé), fala e canta no idioma ewe fon. Kuhan Vodun (cantigas das divindades)
O Candomblé de etnia banto (Angola ou Congo), o mais diversificado em idiomas, como Kimbundu e kikongo, tem diversos rituais cantados. Kukantala hia Nkise N’gola (cantigas das divindades de Angola).
As cantigas no Candomblé são mensagens que fazem a ligação do homem com o Òrìṣà (Orixá). A cantiga Oní Sáà wúre (O Senhor do Tempo) de etnia Kétu é uma das mais conhecidas e cantadas no Candomblé, sendo inclusive gravada e cantada por artistas da nossa MPB. Esta cantiga exalta o poder supremo de Olódumare - Ọlọ́run (Deus). Ela é cantada na sequência de cânticos em louvor a Òrìṣà nlá (O Grande Orixá), enaltecendo suas virtudes de Pai e Senhor da Existência das Pessoas aqui no Àiyé (Terra). De tão perfeita e harmoniosa, esta cantiga é um lindo louvor do Candomblé a Grandiosidade de Deus!
Cantiga: Oní Sáà wúre
Oní Sáà wúre (Senhor do Tempo (Existência)
Sáà wúr àṣẹ (Rogamos bênçãos e axé)
Oní Sáà wúre o bẹ́ẹ̀ rí o mọ́ (Senhor do Tempo assim novamente)
Oní Sáà wúre (Senhor do Tempo)
Sáà wúr àṣẹ Bàbá (Rogamos bênçãos ao Pai)
Oní Sáà wúre o bẹ́ẹ̀ rí o mọ́ (Senhor do Tempo assim novamente).
Eṣe e Bàbá; Epà Bàbá!
Kíkí orin mímọ́ àwon Òrìṣà (Viva os cânticos sagrados dos Orixás!)
Axé!