Buscar
  • Paulo de Oxalá

Crianças de Axé


O Candomblé é uma religião que cultua divindades ligadas à natureza, chamadas Orixás. Orixá é vida, e vida, refere-se ao nascimento, à criança. Sem as crianças não temos futuro. São elas que quando estiverem adultas vão passar os ensinamentos deixados pelos antigos.


E foi exatamente pensando no futuro das religiões afro-brasileiras que Jaqueline Zanini ou Jak D’Dan, iniciada para Besẹn por Dona Arturina de Ọbaluaiyê, criou o evento Crianças de Axé.


No evento Jak D’Dan homenageia crianças e adolescentes iniciados ou não, mas que se notabilizam dentro dos segmentos afros. Jak nos contou que o evento é realizado uma vez por ano, onde faz uma festa com certificado, guloseimas e muitos souvenires.


Segundo Jak D’Dan, o projeto do evento começou em 2010 quando ela fez uma viagem a Uidá, no Benin, e um sacerdote no templo das pítons lhe previu o sucesso.


Em 2012 aconteceu a primeira edição do evento com grande mobilização do povo de Orixá e apoio de Mãe Regina de Oxossi e Pai Armando de Oxossi da Tesfa (Templo Espiritualista São Francisco de Assis).


Nas outras edições o apoio foi de Graça Nascimento do Mir e Mãe Iva da Oxum.

Neste ano o evento Crianças de Axé, será dia 01 de outubro, às 14h, no Museu do Samba, Centro Cultural Cartola e terá o apoio do Jornal Icapra de Marcelo Fritz de Oxaguian. O Museu do Samba fica na Rua Visconde de Niterói 1296, Mangueira/RJ.


Nã ẹ̀rín tání kan ọmọdé jẹ́ mímọ́! (O sorriso de uma criança é divino!)


Axé!




61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png