top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Girassol, a flor sagrada


Um dos mais conhecidos Oríkì (louvações) do Candomblé, "Kò sí ewé kò sí Òrìṣà" (sem folha não há Orixá), já foi tema de música cantada por Maria Bethânia, virou história no filme Jardim das Folhas Sagradas de Pola Ribeiro e já serviu de inúmeras pautas para livros, pesquisas e palestras feitas a respeito das folhas dos Òrìṣà-Orixás. Este Oríkì retrata que os vegetais são fundamentais para a existência do Culto dos Orixás. Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Ọ̀ṣun-Oxum, Ọ̀ṣọ́ọ̀sí-Oxossi, Òṣùmàrè- Oxumarê e Òṣàlá-Oxalá.


O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".


Com o comércio de escravos, muitos africanos trouxeram para as Américas, espécies de vegetais aqui não encontradas. Com a abolição da escravatura no Brasil assinada pela Princesa Isabel, muitos africanos voltaram à terra natal, levando em contrapartida algumas espécies de vegetais daqui e as adaptaram para fins litúrgicos e de consumo, nas mais diversas regiões daquele continente. E foi o que aconteceu com o girassol, que foi levado para Nigéria sendo chamado pelos yorubás de Òdòdó iyé (flor de penas - em alusão as folhas da flor que parecem pequenas penas).


Aqui no Brasil em casas de ritos Jeje-nagô, o girassol é usado em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois, muitos sacerdotes destes ritos acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.


A produção mundial por ano de grãos de girassol é estimada em mais de 20 milhões de toneladas. Existem três qualidades de girassol: laranja, amarelo e o vermelho. Na medicina popular, suas sementes são utilizadas amassadas em uso tópico em contusões, arranhões, feridas e inflamações.

Quando usado de forma adequada, o consumo de óleo de girassol na culinária equilibra a pressão arterial, ajuda no emagrecimento e na diminuição de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Sem contar também que o girassol além de ajudar na decoração da casa como um lindo e vistoso arranjo, atrai boas energias e sucesso.


Kíkí òdódó oòrùn! (Salve a flor do sol!)


Axé!



3.352 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page