Agosto, mês com as vibrações de Ọmọlu, Ọbalúwáiye e Òṣùmàré
Agosto é um mês muito importante para os cultos afro-brasileiros. Mês em que reverenciamos os Orixás Ọmọlu, Ọbalúwáiye e Òṣùmàré.
Cada terreiro de Candomblé, conforme sua etnia, realiza um ritual específico para essas divindades. Na Nação Ketu é feito o ritual do Olúbájẹ. Na Nação Jeje, o Ande e na Nação de Angola, a Kukuana.
Ọmọlu, também denominado de Ọbalúwáiye na sua forma mais nova, é o dono da terra e dominador de todas as doenças. Ele é representado pelos números 7 do Odù òdí, e 13 do Odù Èjì Ọlọ́gbọn. Em comum esses Odù (Odus) têm pelo lado positivo, sabedoria e evolução espiritual. Pelo lado negativo, os dois indicam muitas aflições e calúnias.
O uso de roupas brancas é fundamental para os direcionados por esses Odù, pois evita a guerra e traz proteção espiritual.
Para os yorubás Òṣùmàré é o arco-íris e é representado pela serpente sagrada. Dirige as forças que produzem todos os movimentos no Àiyé (mundo). Seu número é o 14 do Odù Ìká que, pelo lado positivo, representa vitórias e conquistas. No lado negativo, representa perseguições e agressões.
Ritual do Olúbájẹ:
OLÚ = Senhor, GBÁJẸ= Vem comer com todos nós (O Senhor vem comer com todos nós).
É uma cerimônia onde todos comem juntos com os Orixás, e ao mesmo tempo descarregam as suas negatividades, ou seja, o Olúbájẹ é um grande DESCARREGO.
Todas as casas de Candomblé fazem o Olúbájẹ de alguma forma.
Cantiga de Olúbájẹ:
A’é a jẹ mbọ́ (Vamos todos comer e reverenciar)
Olúbájẹ (O Senhor come conosco)
A jẹ mbọ́ (Nós comemos e o reverenciamos)
Dicas de Proteção:
Um pedaço de palha da costa na carteira ou na bolsa ou amarre atrás da porta de entrada da casa e peça a Ọmọlu, Ọbalúwáiye para impedir que doenças e desavenças atinjam a sua família.
Manter um Ṣàṣàrà (Xaxará) em miniatura na gaveta do seu trabalho, escondido debaixo de um pano branco. O Xaxará representa a força do Orixá Ọmọlu, Ọbalúwáiye, cuja finalidade principal é proteger as pessoas que o usa de qualquer doença.
Àṣẹ! Atóto!