top of page
Buscar
  • Paulo de Oxalá

O Poder das Rezadeiras de Fé


As rezas com intuito de amenizar sofrimentos por doenças ou situações são ensinamentos passados por catequizadores europeus que chegaram até os nossos dias através das Rezadeiras. As Rezadeiras são mulheres com dom especial, que num misto de fé e prática da medicina popular, mantêm viva uma tradição cultural.

Segundo a Rezadeira Emília, que também é Sacerdotisa de Umbanda, existe reza para tudo: mau-olhado ou quebranto, espinhela caída, vento virado, erisipela, cobreiro e também reza para a paz familiar. As Rezadeiras também conhecem ervas e raízes que ajudam no tratamento de vários tipos de doenças, como por exemplo: bronquite, asma, nervosismo, insônia, dentre outras. Dona Emília que tem 73 anos de vida e 50 como Rezadeira diz que além da fé uma Rezadeira tem a responsabilidade de zelar pelo bem estar dos que lhe procuram sem nada cobrar. “Se a Rezadeira pedir dinheiro como pagamento por suas rezas, ela com certeza perderá os seus dons”.

Com um rosário e um galho de erva na mão que pode ser de aroeira, arruda ou vassourinha, a Rezadeira recita uma oração em cima da pessoa até a erva murchar. Quando a erva murcha, significa que o malefício foi debelado.

Por conta da sabedoria das mulheres Rezadeiras, foi instalada no Ceará em 2004 uma escola para a formação de profissionais de cunho não científico, para o Programa Saúde da Família (PSF). E ali foram feitos treinamentos com 250 Rezadeiras cadastradas no serviço de saúde, além de cerca de 60 responsáveis por Terreiros de Umbanda.

O Programa, além de preservar os conhecimentos das Rezadeiras, ensina a reconhecer doenças que não podem ser tratadas e a encaminhar o paciente ao posto de saúde. Com isso o Programa também tem ajudado a diminuir as divergências entre o conhecimento das Rezadeiras e o da medicina.

O fato é que estas mulheres com muita fé e sabedoria têm proporcionado equilíbrio espiritual e ajudado na cura de males de muitas pessoas.

Reza contra mau-olhado e quebranto:

Sinal da Cruz Deus te remiu Deus te criou Deus te livre De quem para ti mal olhou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Virgem do Pranto, tirai este quebranto.

Dizer a oração 3 vezes. Se quiser, a seguir pode fazer o ritual do azeite (é usual fazê-lo): ponha um pouquinho de azeite numa taça, molhe um dedo no mesmo e deixe cair cinco pingos num prato com água. Se o azeite se espalha: existe mau-olhado ou quebranto. Repita a benzedura, quantas vezes necessário, até que os pingos do azeite não se desfaçam.

Axé!

425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page