O astral da semana de Sàƙƥàtá promoverá renovações
Foto: Sàƙƥàtá – Pai Paulo de Oxalá
Ʋòɖʊ́ɲ é audaz e persistente
Sàƙƥàtá foi um Ahɔ̀súxwɛ́ (rei) e guerreiro que comandou Mahin, uma região do antigo Ɗaɦomɛ́. Ele não se rendeu aos yorubás que invadiram suas terras, e através de magia desapareceu na frente de todos, e foi reaparecer em Ɗassá Zoumé ao lado de Aɲǎɲbíƙó, que é chamada pelos yorubás de Nàná Burúkú. Depois disso, os yorubás invasores de Mahin foram afetados por um surto de peste. Para a epidemia se acabar, os yorubás fizeram oferendas a Sàƙƥàtá, e passaram a lhe chamar de Ṣàpọ̀nná bàbá igbónán (O rigoroso senhor e pai da febre).
Sàƙƥàtá usa o Azé, que é uma cobertura feita de palha da costa.
Seus Ƴǐaɲ ɠɛ̀s (fios de contas), são feitos nas cores vermelha, preta e branca.
Gosta como Ɲaɦùno do ƙloƙló asú amí vovò (galo temperado no azeite de dendê).
Seu dia de culto é a segunda-feira, junto Aɲǎɲbíƙó e Gbèsèn.
Sàƙƥàtá é um Ʋòɖʊ́ɲ que promove a coragem, a decisão e a continuidade. Por ser uma divindade ligada a terra, as mudanças fazem parte da sua poderosa energia. É a ele que podemos pedir força e persistência para as nossas escolhas. Ele também pode nos livrar das epidemias.
No Ɲɦacò Aƙwèƙòɲ Ɗʊɲó (Jogo de búzios por Odù) em Jeje, Sàƙƥàtá é ligado ao Ɗʊɲó Atí Ɦoɦè, que no lado positivo indica melhora de situação nefasta. Já no lado negativo, ele fala de perseguição de espíritos ruins. Quando esse Ɗʊɲó caí no jogo ele indica Ɲaɦùno com Soɲú (galinha D’ Angola macho) para proteger a vida.
Magia para realizações:
Forre um prato de papelão com duas folhas de mamona como se fossem duas mãos. Depois, coloque cima das folhas uma laranja lima partida em quatro. Cubra essa laranja com pipoca estourada no dendê. Arrie tudo debaixo de uma árvore frondosa. Aprenda magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá, e com o livro Dicas de Um Pai de Santo.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Maria Ondina: Pai Paulo, porque o café é um dos tabus de Oxalá.
Resposta: por ser uma planta ligada a égun burú (espíritos negativos).
Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Comments