O astral da graciosa Ìjùmú influenciará na cortesia e amor
Foto: Ìjùmú - Pai Paulo de Oxalá
Em Ìjùmú na Nigéria, ela tem um notável templo
Ìjùmú é uma das denominações de Ọ̀ṣun, cultuada na cidade Ìjùmú no Estado de Kógí na Nigéria. Seus àwòròṣàṣa (sacerdotes), mantém no ojúbọ mímọ́ (altar sagrado), o irin dáàbò (um ferro em forma de âncora), a àlùmágàjí bàbà (tesoura de cobre) e o òòyà ìjàpá (pente de casco de tartaruga). Todos esses instrumentos são usados em seus ritos, como proteção contra àwọn ofọ̀ (feitiços). No seu templo em ìjùmú, seus àwọn orin e àdùrà (cânticos e rezas) são feitos na língua okun, uma vertente do idioma yorùbá.
Em terras yorubás, Ìjùmú recebe como oferenda aganjú igbó ẹiyẹlé (pomba selvagem).
Suas cores são o branco e o amarelo ouro que simbolizam prestígio e atraem conforto.
Ìjùmú comanda a sensualidade e o amor. Quando as relações estão desgastadas é a Ìjùmú que devemos recorrer. Ela tem o poder de fortalecer o desejo, e melhorar relacionamento do casal.
No jogo de búzios por Odù, Ìjùmú é ligada a Ọ̀ṣẹ́. Esse Odù no lado positivo indica reconquista de relacionamentos. Já no lado negativo, ele indica sangramento súbito. Quando este Odù cai no jogo ele indica ẹbọ (oferenda) para problemas com a barriga.
Para amor:
Pegue uma maçã, parta-a em quatro. Depois, faça um buraco aos pés de uma bananeira, coloque a maçã no buraco, regue com mel de abelha e tampe com terra. Sapateei em cima fazendo seus pedidos Ìjùmú.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Jairo Roberto: Pai Paulo o senhor pode falar de Exu Bára?
Resposta: claro que posso Jairo. Èṣù Bára ou senhor do corpo, é a força pulsante que existe em todos nós, desde que nosso coração dá sinais de vida. Bára é o primeiro a chegar no corpo e o último a sair.
Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Opmerkingen