top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemanjá será lançado no Rio


Evento busca fortalecer os festejos à Rainha do mar


No próximo dia 3 de julho, acontecerá o Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemanjá, que busca fortalecer, através de apoios, os festejos à Rainha do mar na cidade maravilhosa.


A iniciativa do Fórum é do Festival Afro-carioca, da IRMAFRO (Irmandade Religiosa de Cultura Afro-Brasileira do Rio de Janeiro) e do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - IPN Museu Memorial.


Segundo o professor Leonardo Mattos de Xangô, um dos idealizadores do Fórum, além das leis que protegem as Festas de Yemanjá, o povo de santo precisa de fato, de apoios que viabilizem a realização dos festejos.


“É certo que a cultura e o patrimônio religioso afro-brasileiro são protegidos por diversas leis municipais, estaduais e federais, mas é preciso também que o povo de axé se organize e reivindique os seus direitos, considerando patrocínio e apoio institucional efetivo, por exemplo. O Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemanjá é um momento único que mostra a força da cultura afro-brasileira, como um motor de desenvolvimento social e econômico do país. E mais, o povo de axé como uma grande família, deve permanecer firme no propósito do real reconhecimento de suas importantíssimas tradições religiosas”.


O Festival Presentes à Yemanjá da Cidade do Rio de Janeiro consiste na estruturação de um calendário cultural e turístico unificado entre 29 de dezembro e o segundo domingo de fevereiro do ano subsequente, para a realização das festas tradicionais à Mãe de todas as cabeças e dedicada às águas. A abertura fica por conta do Mercadão de Madureira e o encerramento, por Sepetiba.


O Fórum reúne as principais e mais tradicionais festas de Yemanjá cariocas, como a primeira do estado, do Afoxé Filhos de Gandhi e do Arpoador, que é a maior atualmente.


A nova organização apresentará as suas propostas para o governo municipal, estadual e federal, bem como para a iniciativa privada. O objetivo geral é garantir a sustentabilidade econômica dos eventos culturais e promover o turismo étnico e religioso na cidade do Rio de Janeiro, aproveitando o período de Réveillon e o interstício ao Carnaval que desenham a alta temporada carioca. Além de se estruturar sobre três pilares principais: governança integrada, ancestralidade e o direito ao patrimônio cultural.


Essa estratégia visa gerar emprego e renda para cariocas e fluminenses, a partir do turismo e da economia criativa, fomentando o empreendedorismo social e o intercâmbio entre manifestações culturais genuínas do Rio, como o Réveillon na praia (que teve origem nos terreiros) e o Carnaval com o samba (que também teve origem no axé, com a baiana Tia Ciata e Hilário Jovino, ogã do terreiro de João de Alabá).


Ẹbí dàpọ̀ kan ní agbára fún pakọ èyíkèyìí ìjagun!

(Uma família unida tem a força para vencer qualquer batalha!)

Axé!



Serviço:


Fórum Carioca do Festival Presentes à Yemanjá, acontecerá na próxima segunda-feira, 3 de julho, às 13h, no Auditório do Conservatório de Música do Colégio Pedro II - Campus Realengo II. Rua Bernardo de Vasconcelos, n. 941, Realengo / Rio de Janeiro.



Além do professor Leonardo Mattos de Xangô, estarão presentes outros idealizadores como: Guilherme Oliveira e Thayná Oliveira, do Festival Afro-carioca, a Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Verônica Lima e Tiago Santana. Também foram convidados representantes do Governo Federal.




2 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page