top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

A fé e o axé de Mãe Manu em prol da Zona Oeste


Emanuele Carvalho, 43 anos, ou Mãe Manu da Oxum é uma carioca nascida no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Com descendência de portugueses e negros, mas com base religiosa católica, Emanuele, muito jovem, começou a ter visões espirituais de uma mulher vestida de baiana e outra mulher de silhueta de cigana. Essas visões levaram Emanuele à Babá Célia de Oyá, responsável pela sua camarinha (cerimônia iniciática de Umbanda). Foi a Babá que também revelou os mistérios das visões. A primeira era a Baiana Maria Preta e a segunda, a Cigana Íris - entidades que acompanhavam Emanuele.


Mãe Manu está com 24 anos de camarinha e fala da sua felicidade de ser umbandista:

“Me dedico ao sagrado com muito carinho, por isso amo a Umbanda e todos os guias, entidades e Orixás.”


Mãe Manu dirige o Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana em Guaratiba, juntamente com seu esposo, o fotógrafo Luiz de Oxalá.

Outra pessoa que acompanha Mãe Manu é sua mãe carnal, a Yalorixá Zezé de Xoroquê, que é iniciada no Candomblé, mas que está sempre colaborando com o Terreiro.


O Terreiro também promove a ‘Procissão de Santa Sara’, o evento ‘Meu Muro não é limite - Festival de Crianças’ com arrecadação de brinquedos para o Natal. Com a ajuda de voluntários e de filhos de santo, a casa faz distribuição de cestas básicas e cobertores entre os necessitados.


A 3ª Edição do ‘Axé Mulher’, sob a supervisão de Mãe Manu, acontecerá em outubro, na Zona Oeste. Haverá roda de conversa, apresentação de músicas e danças e a participação de empreendedores com produtos e trabalhos manuais.


Nã ìgbágbó iṣé ni nã forití mú lo ìṣégun!

(A fé, o trabalho e a perseverança conduzem à vitória!)


Axé!


Serviço:

O Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, fica na Rua floresta do Sul, 27, Praia da Brisa, Guaratiba/RJ.

53 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page