Yemanjá proporciona aconchego no astral da semana
Momento bom para amor e família
Yemanjá simboliza o poder feminino que harmoniza a família e direciona a todos. É ela quem nos dá o aconchego, o acolhimento, e fortalece a nossa fé tão necessária para vencermos os conflitos pessoais, amorosos, profissionais, e o tudo que também pode abalar a nossa autoestima e trazer sentimentos negativos.
No jogo de búzios por Odù, Yemanjá fala em Ìròsùn e Ọ̀sá. De forma positiva, estes àwọn odù (odus) têm em comum a generosidade e a franqueza. Já na forma negativa, eles indicam indecisão e muita confusão familiar. Nos caminhos de Yemanjá, os àwọn Ẹbọ (ebós-oferendas, trabalhos e sacudimentos) devem ter elementos ligados as águas.
Na África Yemanjá é cultuada na nascente do rio Ògùn, por isso sua saudação original é: Odò Ìyá, que significa em yorùbá: Mãe do rio.
Aqui no Brasil os antigos africanos associaram Yemanjá ao mar. Essa associação aliada ao nosso imenso litoral, fez de Yemanjá é um dos Orixás mais conhecidos e reverenciados em todo o país.
Os pescadores relacionaram o poder de Yemanjá as águas tranquilas e a boa pesca. Por isso cultuam a Rainha do mar com presentes e flores.
Yemanjá é simbolizada pelo Abẹ̀bẹ̀ (leque sagrado).
Seu dia de culto é o sábado, que é um ótimo dia para eventos.
As cores de Yemanjá são azul, verde e branco que simbolizam eficiência e atraem progresso.
Yemanjá gosta como oferenda do Ìrẹ́sí oyin (arroz com mel de abelha).
Os filhos de Yemanjá são românticos, atraentes e generosos. Sabem manter o equilíbrio diante das adversidades. Prestativos e solidários, pensam nos outros e estão sempre dispostos a ajudar. Sofrem muito por ciúme e possessividade.
Magia para amor:
Tire a água de um coco verde e coloque dentro o nome da pessoa escrita quatro vezes a lápis num papel branco. Depois, misture canjica branca com açúcar mascavo, e coloque-a dentro do coco até enche-lo. Enrole esse coco num morim azul e enterre-o aos pés de uma árvore frondosa.
Saibam mais sobre Yemanjá nesse vídeo:
Pergunte ao Pai Paulo:
E-mail de Durvalino Leme: Pai Paulo sou iniciado na Nação de Angola onde meu santo-Inkise é Mutakalambo. Só que por motivos pessoais, estou saindo da Angola, e indo para um Terreiro da Nação Ketu. Estou assustado pois o Pai de santo quer me raspar de novo. É assim mesmo?
Resposta: Durvalino, no Candomblé a pessoa só é iniciada uma única vez. Procure jogar com outro Pai ou Mãe de santo para esclarecer essa situação, para que não fique dúvidas quanto a sua feitura-iniciação.
Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Foto: - Yemanjá ilustração de Pai Paulo de Oxalá
Comments